Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / “Estudante Exemplar” é aprovado pela Câmara de Apucarana

“Estudante Exemplar” é aprovado pela Câmara de Apucarana

por Departamento de Imprensa publicado 02/05/2022 17h35, última modificação 04/07/2022 14h15
Projeto de autoria da vereadora Jossuela segue para sanção do prefeito Junior da Femac
“Estudante Exemplar” é aprovado pela Câmara de Apucarana

Sessão Ordinária do dia 02 de maio

Em última votação foi aprovado na sessão ordinária desta segunda-feira (02.05), o projeto de autoria da vereadora professora Jossuela, que institui a figura do Estudante Exemplar nas instituições de ensino da cidade de Apucarana.

A partir da sanção do prefeito Júnior da Femac e publicação no Diário Oficial do Município, passa a vigorar a Lei. O Estudante Exemplar será os alunos que se classificarem até o 10º lugar, segundo a maior média aritmética das notas alcançadas em todas as disciplinas curriculares no decorrer do ano letivo, na ordem decrescente, classificando-se assim do 1º ao 10º lugar, alunos do Ensino Fundamental da Rede Pública e Ensino Médio da Rede Pública Estadual, sendo ele do ensino regular, curso integrado, educação de jovens e adultos (CEEBJA), ou formação de docentes, existentes no Município de Apucarana.

“Para isso os estudantes, tanto do Ensino Fundamental como do Ensino Médio, deverão estar devidamente matriculados e frequentes na instituição de ensino credenciada ao projeto para poder participar da seleção. Os melhores alunos serão identificados e será feito um reconhecimento dos mesmos através de certificado emitido pela Câmara. Essa será uma forma que temos de mostrar para as famílias que a nossa Casa de Leis tem a preocupação em acompanhar a educação pública municipal”, explicou a autora do projeto, professora Jossuela.

Serão ofertados aos alunos do Ensino Fundamental 20 Certificados com o Título de Estudante Exemplar do Ensino Fundamental de Apucarana e 20 Certificados com o Título de Estudante Exemplar do Ensino Médio de Apucarana. “Também iremos entregar um Certificado ao Colégio Destaque, Instituição de Ensino que tiver entre os 20 finalistas um ou mais alunos. Sabemos de todo o empenho prestado à Educação Municipal e seus investimentos, portanto solicitei aos meus pares o apoio a esse projeto para que possamos identificar e premiar os alunos que se destacam. O projeto teve aprovação por unanimidade”, comemorou Jossuela.

Também em última votação foi aprovado o projeto de lei, de autoria do vereador Tiago Cordeiro de Lima, que reserva às pessoas com idade igual ou superior a 45 anos, 5% das vagas oferecidas nos concursos públicos no âmbito do Município de Apucarana.

Os vereadores reprovaram dois requerimentos de autoria do vereador Lucas Leugi e aprovaram por unanimidade um requerimento de autoria do mesmo vereador que pede informações a empresa RUMO.

MOÇÃO DE APLAUSOS

E na primeira sessão do mês de maio, presidida pelo vereador Poim, foi aprovada a Moção de Aplausos aos soldados do 10º BPM de Apucarana, Helmiro Lucas Neto e Fred Willian Franzão, pelos relevantes serviços prestados à comunidade apucaranense na área da segurança pública, em especial no salvamento de uma cidadã que recentemente tentou cometer o ato extremo. Os homenageados participaram da Sessão Ordinária e fizeram uso da Tribuna, por 10 minutos explicando o salvamento que realizaram.

A Sessão foi acompanhada por integrantes do CAC’S Apucarana e comunidade local. Eles vieram acompanhar a leitura de um projeto de lei, de autoria do vereador Lucas Leugi, que reconhece no Município de Apucarana, o dia 09 de julho como o Dia dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores e suas atividades como atividade de risco, configurando efetiva necessidade e exposição à situação de risco à vida e incolumidade física. O projeto deverá passar pelas comissões e aí sim, seguir para apreciação, discussão e votação dos vereadores.

SESSÃO ORDINÁRIA

A próxima sessão será realizada, na segunda-feira, dia 09.05, a partir das 16 horas. Também será transmitida pelo site oficial da Câmara Municipal de Apucarana, www.apucarana.pr.leg.br , pelo Canal oficial do CMA no YouTube https://www.youtu.com/user/cmapucarana e pelo facebook https://www.facebook.com/camara.apucarana

registrado em: