Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Notícias / 768 Estudantes da rede municipal de ensino são premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

por Departamento de Imprensa publicado 18/11/2021 15h00, última modificação 18/11/2021 15h08
Presidente Poim, Facchiano, Recife, Toninho Garcia e Jossuela participaram da entrega de medalhas

Entrega de medalhas OBA

Setecentos e sessenta e oito alunos da rede municipal de ensino foram premiados na tarde desta quarta-feira, em Apucarana, na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A solenidade que foi realizada no gabinete do prefeito Junior da Femac e transmitida ao vivo pelo Canal do YouTube da Autarquia Municipal de Educação, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Franciley Preto Poim, e os vereadores Luciano Facchiano, Rodrigo Lievore (Recife), Toninho Garcia e da vereadora e Procuradora da Mulher, professora Jossuela Pirelli, do vice-prefeito Paulo Vital e da secretária Municipal da Educação, Marli Fernandes.

Na edição deste ano foram conquistadas 215 medalhas de ouro, 218 de prata e 335 de bronze. A competição, promovida pela Sociedade Brasileira de Astronomia, em parceria com a Agência Espacial Brasileira, tem por objetivo fomentar o interesse das crianças e jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins, promovendo a difusão de conhecimentos de forma lúdica e cooperativa.

No total, cerca de 900 mil estudantes, de escolas públicas e privadas, tanto do Brasil como do exterior, submeteram-se à prova, aplicada no mês de maio de 2021. Destes, 3.540 eram das turmas de 3º ao 5º ano da rede municipal de Apucarana.

“Os professores incentivaram ao máximo aos alunos e estes se dedicaram com afinco aos estudos. O município de Apucarana foi o primeiro colocado no Paraná e o sexto no Brasil em número de medalhas. Nós estamos muito felizes com os resultados”, afirmou o prefeito Junior da Femac.

Na solenidade presencial no gabinete do prefeito Junior da Femac, em respeito aos protocolos de prevenção à Covid-19, apenas três alunos receberam suas medalhas: David Ribeiro de Pontes da Escola José de Alencar no Distrito de Vila Reis, Kauã Fernandes de Jesus da Escola Antonieta da Silva Lautenschlager – Jardim das Flores e Aislan Felipe da Silva dos Santos da Escola Juiz Luiz Fernando de Araújo Pereira, Escola situada no Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti.  Os demais foram premiados nas próprias instituições de ensino.

“Nós gostaríamos de ter feito uma grande festa, como nos anos anteriores, no ginásio de esportes do Lagoão. Mas entendemos que ainda não é o momento oportuno. Os três estudantes presentes no gabinete foram escolhidos entre os que tiraram nota máxima na prova da OBA, nas escolas com o maior número de medalhistas. Destaco, entretanto, que sentimos muito orgulho de todos os premiados”, explicou a secretária de educação Marli Fernandes.

Representando a Câmara Municipal, o presidente Poim parabenizou os estudantes, professores e a direção da Autarquia Municipal de Educação. “Esse é um momento de comemoração e de valorização dos nossos alunos e profissionais. Valorização do desempenho das crianças, seus professores e escolas. Agora estamos passando por um período melhor, mas em maio quando aconteceu a Olimpíada, estávamos em um momento de pandemia e nossos profissionais, nossos estudantes, seus pais e toda família teve que se adaptar, superar desafios do ensino remoto e seguir em frente, como sempre fazemos em nossa cidade. E aqui, em Apucarana, a educação nunca deixou de ser priorizada. A saúde nunca deixou de ser priorizada. Temos educação e saúde de qualidade e por isso hoje alcançamos os bons resultados em tudo e podemos comemorar”, afirmou Poim.

As notas mínimas exigidas dos alunos do 3º ano para o recebimento de medalhas foram 9,0 (bronze), 9,5 (prata) e 9,75 (ouro). Já os estudantes do 4º e do 5º ano precisaram alcançar pontuação respectiva de 7,0 (bronze), 7,8 (prata) e 8,8 (ouro).

O coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, professor doutor João Batista Canalle, enviou um vídeo que foi exibido durante a cerimônia de premiação. “Eu agradeço à secretária Marli Fernandes e aos professores da rede municipal de Apucarana, abnegados e dedicados, por propiciarem aos seus alunos a oportunidade de participarem desta olimpíada. Parabéns a todas as crianças, que ganharam algo muito mais valioso que medalhas: o conhecimento”, disse.