Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Após espera de 28 anos, bairro apucaranense ganha asfalto

Após espera de 28 anos, bairro apucaranense ganha asfalto

por Administrador publicado 19/12/2013 15h17, última modificação 08/04/2016 16h56
Moradores do Novo Horizonte, na região do Parque Bela Vista, em Apucarana, comemoraram na noite de ontem o anúncio da autorização para o início das obras de pavimentação asfáltica no bairro.

Foram 28 anos de espera, marcados por diversos protestos e até atos mais extremos como o bloqueio da BR-369 por diversas horas, com queima de pneus e madeira, registrado em 2009.

A assinatura do termo de homologação da licitação e a ordem de serviço para início imediato dos serviços pela Construtora Tapalam foi assinado em solenidade realizada no gabinete do prefeito Beto Preto. O evento foi prestigiado pelo vice-prefeito e secretário de obras, Junior da Femac, vereadores José Airton “Deco” de Araújo, Mauro Bertoli, Paulo Farias e Aurita Bertoli.

O prefeito lembrou que a conquista da obra aconteceu em junho, quando levou a Brasília um vídeo do Novo Horizonte num dia chuvoso. “Falei ao deputado André Vargas e à ministra Gleisi Hoffman sobre o sofrimento das cerca de quatrocentas famílias da região, que esperavam pelo asfalto há quase 30 anos”, contou.

O Governo Federal está liberando R$ 789 mil e a obra será viabilizada com mais R$ 340 mil de contrapartida do Município. O contrato prevê a pavimentação de 3.300 metros quadrados de asfalto das Ruas Alexandre Balan e Guapuruvu, 3 km de meio-fio, 6 km de calçadas, drenagem com tubulações adequadas e toda a sinalização horizontal e vertical.

“O novo horizonte está entrando definitivamente no mapa da cidade”, frisou o prefeito, acrescentando que as demais ruas do bairro também vão ganhar asfalto em 2014, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). “Também vamos asfaltar a custo zero as ruas Hélio Boneto, Jacarandá, Jonas Matulaitis, Pau D´Alho, Benvindo Domingos, Agostinho Fabene, Ana Maria de Almeida, Belmiro Ribeiro, Canela, Carvalho e Seringueira”, anunciou o prefeito.

Dona Maria Felipe, moradora há 26 anos no bairro, admitiu que o sofrimento foi grande. “Nunca é tarde, enfim o asfalto vai chegar e por fim ao pó e a lama”. O presidente da Associação de Moradores do Novo Horizonte, Antônio Ribeiro “Timbuca”, também comemorou a conquista. “Fizemos muitos protestos, ouvimos muitas promessas dos prefeitos que passaram, mas só agora o asfalto está garantido”.

Do ato participaram as donas de casa Maria Felipe, Izolina, Romilda, Janete, Dirce, Rosemara, Conceição, Claudete e Maria, além de Édson, Santiago e Timbuca.

Os vereadores enalteceram o anúncio do asfalto, depois de décadas de espera. “O compromisso feito no ano passado começa a ser cumprido”, assinalou Paulo Farias. “Já morei no bairro e no pó no Parque Bela Vista e sei do sofrimento destas famílias, por isso agradecemos a gestão que olha por todos”, disse Deco.

“É muito gratificante pode trazer mais conforto e qualidade de vida a essa gente”, afirmou Mauro Bertoli. “Cumprimento os moradores do Novo Horizonte que tiveram coragem de mudar, apostando em mudança na gestão pública, e agora comemoram o asfalto”, assinalou Aurita Bertoli.

19-12-13