Aprovado em primeira votação, projeto que obriga implantação de rastreador em transporte público

por imprensa — publicado 19/06/2019 10h14, última modificação 19/06/2019 10h14
De autoria do vereador Lucas Leugi, o projeto prevê o controle via aplicativo de celular ou similar
Aprovado em primeira votação, projeto que obriga implantação de rastreador em transporte público

Vereador Lucas Leugi

Na sessão ordinária de segunda-feira (17/06), os vereadores aprovaram em primeira discussão o projeto de lei nº 88/2019, de autoria do vereador Lucas Leugi, que dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas de ônibus de transporte público municipal de Apucarana implantarem em seus veículos, sistema de rastreamento e controle, via aplicativo de celular “App” ou similar.

A frota de ônibus continua sendo bastante utilizada na cidade. “Ao mesmo tempo que a demanda pelo transporte público aumenta, as mais diversas dificuldades são apresentadas ao usuário, quer de forma voluntária ou não. Assim, com o rastreamento sendo feito por sistema de aplicativo para celular, o usuário do transporte terá a noção em tempo real acerca da localização do ônibus e, qualquer desvio inusitado da rota ou paradas prolongadas em lugares fora do itinerário, serão detectados imediatamente”, explicou Leugi.

Por fim, segundo ele, o usuário poderá usar as informações do rastreamento para acompanhar pontualidade da chegada e saída de ônibus aos pontos de parada e oferecimento das linhas por parte das empresas de transporte coletivo. Lucas destacou que em cidades como Maringá e Londrina o sistema já está em funcionamento. “É uma nova tecnologia que iremos oferecer aos nossos munícipes que utilizam a frota em Apucarana. A movimentação por toda a cidade, bairros e Distritos ficará mais fácil. Facilidade, praticidade e acima de tudo segurança aos nossos passageiros”, finalizou o vereador.

DETALHAMENTO

No projeto consta que o sistema de rastreamento deverá disponibilizar em tempo real para livre consulta pelos usuários, entre outras informações, as seguintes: I. Chegada e saída referentes aos itinerários de ônibus; II. A exata localização geográfica de cada veículo em transito.

As informações geradas pelo sistema de rastreamento deverão ser repassadas e disponibilizadas no site eletrônico das empresas e, repassadas ao Poder Executivo Municipal para o devido registro e controle.

EM LICITAÇÃO

No último dia 23 de maio teve início a 1ª etapa da licitação do Transporte Coletivo em Apucarana. Apenas uma empresa participou do certame: Viação Apucarana Ltda. – VAL. O envelope com a proposta de preço foi lacrado em um invólucro a parte, conferido e vistado pelos presentes. A documentação da empresa participante estando em conformidade com o edital, será realizada a próxima fase que será a abertura do envelope de proposta.