Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Apucarana abre oficialmente a Semana da Pátria

Apucarana abre oficialmente a Semana da Pátria

por Departamento de Imprensa publicado 01/09/2022 14h24, última modificação 01/09/2022 14h24
As atividades presenciais retornam no ano de comemoração dos 200 anos de Independência do Brasil
Apucarana abre oficialmente a Semana da Pátria

Abertura da Semana da Pátria

Ao lado do prefeito Junior da Femac, autoridades do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado do Exército Brasileiro (30º BIMec), do 10º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (10º BPM) e do 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (11º GB), bem como alunos e professores da Escola Municipal João Antônio Braga Cortês, e do Colégio Evolução, Franciley Preto Godoi, Poim, presidente da Câmara Municipal de Apucarana e a vereadora e Procuradora da Mulher, professora Jossuela Pirelli, acompanharam na manhã desta quinta-feira (01.09), no Platô da Praça Rui Barbosa, a abertura oficial da Semana da Pátria.

O evento, que após 2 anos de pandemia voltou a ser presencial, teve início com a condução do Fogo Simbólico a partir do quartel do 30º BIMec. Próximo ao Cine Teatro Fênix, alunos Colégio Evolução, portando bandeiras dos 26 estados brasileiros, acompanharam o trajeto até o Platô da Praça Rui Barbosa.

O fogo simbólico da Pátria passou às mãos do comandante do 30º BIMec, tenente-coronel Fábio Meireles Machado, que fez o acendimento da pira. Em seguida, o prefeito Junior da Femac, ao lado das autoridades, fez o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal.

“Temos a honra de ser uma geração que está comemorando os 200 anos da independência do Brasil. Essa data deve ser comemorada com demonstrações de patriotismo e amor pela nossa nação”, afirma o comandante, tenente-coronel Machado.

O prefeito Junior da Femac destaca o momento histórico que o país estava comemorando. “Somos uma nação brasileira há 200 anos. Uma nação é junção de território e gente. São os recursos naturais que devem ser preservados e nossa população que merece nosso trabalho para ter o direito de ter uma vida digna e feliz. Esse nosso país merece nosso amor, carinho e respeito”, enfatiza o prefeito.

PROGRAMAÇÃO

A solenidade de hasteamento das bandeiras, às 8 horas, e o arriamento, às 18 horas, irão acontecer diariamente no platô da Praça Rui Barbosa, até o dia do tradicional desfile de 7 de Setembro. Ao longo da semana, o evento cívico terá a participação do 30º BIMec, 10º BPM e Corpo de Bombeiros. Também estão previstas diversas atividades promovidas por instituições, em especial nas escolas públicas e privadas.

O tradicional Desfile de 7 de Setembro será na Praça Rui Barbosa, a partir das 8h30, com a participação de 64 entidades. Mantendo a tradição, os soldados e veículos do 30º BIMec irão abrir o desfile.

A cerimônia de abertura da Semana da Pátria teve a participação do comandante do 10º BPM, tenente-coronel Marcos José Facio; do comandante 11º Grupamento de Bombeiros; tenente-coronel Leandro Zotelli de Matos; do comandante da Guarda Civil Municipal, Reinaldo Donizete de Andrade; do Chefe do Núcleo Regional de Educação, Wladimir Barbosa e da Diretora do NRE, Patrícia Marchi, entre outros convidados.

Fotos: Edson Denobi (PMA)