Apucarana poderá ter “Colégio Militar”

por imprensa — publicado 31/01/2019 10h35, última modificação 31/01/2019 10h35
“Santos Dumont” foi sugerido para sediar o primeiro Colégio Militar da cidade
Apucarana poderá ter “Colégio Militar”

Vereador Lucas Leugi, prefeito Junior da Femac e Coronel Péricles de Matos

Os vereadores Franciley Preto Godoi, Poim, Antônio Marques da Silva, Marcos da Vila Reis, Rodolfo Mota, Gentil Pereira e Lucas Leugi acompanharam o prefeito em exercício Junior da Femac e o comandante geral da Polícia Militar do Paraná (PM/PR), coronel Péricles de Matos, em visita ao Colégio Estadual Alberto Santos Dumont, na tarde desta quarta-feira (30/01), em Apucarana. O local foi sugerido para sediar o primeiro colégio militar da cidade. O pedido de implantação de uma unidade em Apucarana, que segundo o prefeito em exercício Júnior da Femac também é um anseio de grande parte da população, já foi protocolado pela prefeitura junto ao Governo do Paraná. O comandante da PMPR estava em Apucarana para inauguração do canil do 10º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (10º BPM).

Segundo o coronel Péricles, a solicitação de Apucarana será avaliada assim que o planejamento para a implantação de novas escolas militares for iniciado, com a devida supervisão do governador Ratinho Júnior. “Estou a apenas três semanas à frente do comando geral da PM. A segurança pública é algo bastante complexo e a parte da educação dirigida por militares é apenas um de vários aspectos de um grande planejamento que estamos realinhando juntamente com o governador Ratinho Júnior. Conhecer a estrutura do colégio aqui de Apucarana foi importante, pois para estabelecer um colégio militar em um município levamos em conta inúmeros aspectos técnicos, tais quais vocação local, necessidade, população e número de alunos a serem atendidos”, citou coronel Péricles de Matos, assinalando que o governo também já recebeu solicitações de outras cidades. “Certamente o pedido de Apucarana vai estar na mesa e será apreciado pelo comando e pelo governador em momento oportuno”, explicou o comandante geral da PM/PR. Se for transformado em colégio militar, a instituição passaria a ser dirigida e coordenada por militares, mas manteria o professorado e demais funcionários de carreira da educação estadual.

Uma instituição de grande porte, o “Santos Dumont” pertencente ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana e conta com mais de mil alunos matriculados em turmas nos turnos matutino, vespertinos e noturno. Além do ensino fundamental e o ensino médio, o colégio também oferece atualmente cursos profissionalizantes gratuitos.

Estruturalmente, o colégio conta com 20 salas de aulas cada uma com TV pendrive, ginásio de esportes, quadra de esportes descoberta, biblioteca, laboratório de química e ciências, laboratório de informática, cantina, refeitório, auditório, cozinha e ala administrativa.

O prefeito ressaltou que o “Santos Dumont” é um colégio emblemático de Apucarana, localizado bem no centro e que tem recebido muitos pedidos da comunidade para que seja transformado em um colégio da Polícia Militar. “Há poucos dias estive em Curitiba e oficiei a solicitação junto ao Chefe da Casa Civil, Guto Silva, que já repassou ao governador Ratinho Júnior, e agora já estamos tendo a oportunidade de receber o comandante Péricles de Matos para conhecer de perto a estrutura do local. Tenho a certeza de que está levando uma boa impressão e não tenho dúvidas de que Apucarana será lembrada quando iniciar o planejamento citado”, disse Júnior da Femac.

Presenças – Além de secretários municipais, acompanharam a visita às dependências do Colégio Estadual Alberto Santos Dumont o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (10º BPM), Major Roberto Cardoso.

 Foto: Profeta (PMA)