Apucarana terá unidade para menores infratores
Cada unidade
custará cerca de R$ 6,7 milhões e terão recursos do Fundo Estadual da Infância
e Adolescência e do Estado.
Recentemente uma comissão formada por vereadores apucaranenses esteve visitando a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, em Curitiba, a fim de viabilizar a construção de um Centro Sócio Educativo (Cense) no município.
Segundo a secretária da Família, Fernanda Richa, as novas unidades fazem parte de um grande projeto que está reestruturando o sistema de socioeducação do Paraná, conforme especificações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). “Substituir os Censes Cascavel I e Pato Branco é uma das nossas prioridades hoje. Já as unidades de Apucarana e Guarapuava também vão contribuir para que os adolescentes cumpram a medida socioeducativa mais próximos de suas famílias, fator que consideramos fundamental”, explica Fernanda.
O Estado possui atualmente 18 Censes e seis Casas de Semiliberdade. Destes, 13 Censes e quatro Casas de Semiliberdade já iniciaram as obras ou tiveram aprovados recursos para execução das reformas. Já estão prontas duas novas Casas de Semiliberdade – Paranavaí e Umuarama – que serão inauguradas no próximo mês.
A previsão é que as obras do Cense Cascavel I serão iniciadas em três meses. As unidades de Apucarana, Guarapuava e Pato Branco estão em fase de negociação de terreno com as administrações municipais.
---
02-07-13
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana