Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Atendimento a alunos especiais será reforçado pela AME

Atendimento a alunos especiais será reforçado pela AME

por imprensa — publicado 20/09/2019 11h40, última modificação 20/09/2019 11h44
Em encontro com o vereador Gentil Pereira e as fundadoras da Associação Download, o prefeito atendeu pedido para contemplar crianças com Síndrome de Down
 Atendimento a alunos especiais será reforçado pela AME

Prefeito Junior da Femac, vereador Gentil e as fundadoras da Associação Download, Fabíola e Flávia

Acompanhado da psicóloga, Flávia Saboia e da odontóloga, Fabiola Acosta, fundadoras da Associação Download, o vereador Gentil Pereira participou na tarde desta quinta-feira (19/09), de uma reunião com o prefeito Júnior da Femac.

Durante o encontro, o prefeito atendeu o pedido feito pela diretoria da Associação e anunciou que irá incorporar ao Centro Multiprofissional Escolar (CAME), ligado a Autarquia Municipal de Educação, novos profissionais que atenderão a portadores de Síndrome de Down.

“Para o ano letivo de 2020, O CAME irá dispor de fonoaudióloga, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, somando-se a outros profissionais”, disse Junior da Femac. Ele assegurou que os profissionais concursados serão convocados e atuarão em parceria com a Associação Download. “Desde já parabenizamos a Associação que realiza um belo trabalho de inclusão em Apucarana”, comentou o prefeito.

Gentil Pereira agradeceu o prefeito Junior da Femac, que se comprometeu em atender o pedido das fundadoras da Associação Download. “O prefeito está realizando um grande trabalho na área da Educação. Ele se dispôs a atender à solicitação para que os portadores de Síndrome de Down tenham um amplo atendimento com profissionais capacitados”, disse.

O vereador destacou ainda o trabalho realizado pela Associação. “Temos pessoas comprometidas, que trabalham pela inclusão, pela garantia dos direitos para a pessoa com Down. São engajadas em obras sociais de grande relevância e que merecem o nosso respeito e o nosso apoio”, assinala o vereador.

ASSOCIAÇÃO DOWNLOAD

Flávia e Fabíola são fundadoras da Associação Download de Apucarana e do Vale do Ivaí, entidade que reúne cerca de sessenta famílias com filhos que têm síndrome de Down. Elas buscam melhores condições de vida e integração para as pessoas portadoras da síndrome. A entidade foi criada a partir do exemplo da Reviver Down, criada em Curitiba.

Conforme avaliaram, a educação municipal de Apucarana já garante a inclusão de alunos autistas e com Síndrome de Down e, em breve, irá ampliar ainda mais a atenção a estas crianças, com a contratação de mais profissionais. “Muitos alunos têm acompanhamento frequente nas trinta e seis escolas e a oferta de fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta irá reforçar essa atenção especial”, comentou Flávia.

A Autarquia Municipal de Educação (AME) possui atualmente alguns alunos com Síndrome de Down na rede. O Centro de Apoio Multiprofissional Escolar (CAME) é o departamento responsável por prestar o suporte necessário para a inclusão dos alunos especiais na rede municipal de educação.

“As crianças com Down passam pela avaliação dos nossos profissionais e são matriculadas em classes especiais ou regulares de acordo com a especificidade de cada caso. Além disso, asseguramos as adaptações curriculares necessárias e a presença de um profissional de apoio em sala de aula para auxiliar individualmente o aluno portador da síndrome”, explicou a secretária Marli Fernandes.

A Síndrome de Down é uma alteração genética causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células do indivíduo. As principais características das pessoas com Síndrome de Down são os olhos amendoados, tamanho menor e desenvolvimento físico e mental mais lento, comparados com crianças da mesma idade. “Mas isso não significa que o aluno não avançará. Pelo contrário, ele poderá aprender a ler, a escrever e levar uma vida autônoma como qualquer outra criança”, acrescentou a secretária.

A diretora-presidente da AME, professora Marli Fernandes, finalizou dizendo que a inclusão de alunos com necessidades especiais é prioridade na rede municipal de educação.