Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Autorizada abertura de licitação para alargamento da Avenida Santa Catarina

Autorizada abertura de licitação para alargamento da Avenida Santa Catarina

por imprensa — publicado 21/01/2020 18h50, última modificação 21/01/2020 18h51
Investimento será de R$ 380 mil reais. A meta é ampliar a largura da avenida para dar mais segurança e fluidez ao tráfego
Autorizada abertura de licitação para alargamento da Avenida Santa Catarina

Ato foi realizado no gabinete do prefeito Junior da Femac com a presença dos vereadores

Dentro da programação alusiva aos 76 anos de Apucarana, que serão comemorados no dia 28 de janeiro, os vereadores Luciano Molina (presidente da Câmara), José Airton Deco de Araújo, Lucas Leugi e Franciley Preto Godoi, Poim, a convite do prefeito Junior da Femac participaram na tarde desta terça-feira (21/01), no gabinete, do ato de autorização do processo de licitação das obras de alargamento da Avenida Santa Catarina, no Jardim Apucarana.

A obra, que também é uma reivindicação do vereador José Airton Deco de Araújo, “tem como meta ampliar a largura da avenida para dar mais segurança e fluidez ao tráfego”, explicou o prefeito Junior da Femac.

Segundo anunciou o prefeito Junior da Femac, o investimento máximo será de R$ 380 mil. A área, que entre outras melhorias vai receber alargamento de pista em três metros, compreende trecho entre a Rua Carlos Schmidt até a Rua Dom Pedro II, junto à lateral paralela ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir) e a linha férrea.

De acordo com o projeto da Secretaria Municipal de Obras, na remodelação da Avenida Santa Catarina serão executados 1,2 mil m² de asfalto novo e 2.345 m² de reperfilamento asfáltico, além de construção de 420 m² de calçadas, com 1,20 metro de largura. Com a obra, a via passará a ter 10 metros de largura. Ao encaminhar o processo à Secretaria de Gestão Pública para dar andamento à licitação, o prefeito Júnior da Femac observou que principalmente a partir da chegada do Cisvir, o trânsito ficou bastante complicado devido ao estreitamento da via.

Ele frisa que o investimento faz parte de um conjunto de melhorias promovidas pela gestão Beto Preto na região, como a construção de rotatória na Avenida Central do Paraná na intercessão com a Rua Dom Pedro II, um investimento de R$149.989,45 mil cuja ordem de serviço foi dada na semana passada. “Esta obra da Avenida Santa Catarina não foi pensada de forma aleatória, ela tem o porquê de existir e está dentro de um planejamento que visa dotar toda esta região em expansão de estrutura adequada para absorver o impacto de importantes equipamentos públicos atraídos recentemente, como a Praça CEU, a sede do Cisvir – que em breve vai ser ampliada com mais um bloco e investimento na ordem de R$3,5 milhões – , a construção do novo Fórum da Justiça do Trabalho – que está em andamento e que abrange 16 municípios – , e empreendimentos futuros”, detalhou o prefeito, salientando que na mesma área o município já cedeu terreno para a Emater e reservou outro para a Polícia Militar.

O vereador Deco, que tem um comércio no local, foi porta-voz da população junto ao Executivo Municipal. “Estou na “Santa Catarina” há pouco mais de dois anos, mas conheço muitas pessoas que há mais tempo comentam da dificuldade de passar por este trecho estreito e que tudo ficou ainda pior com a chegada do Cisvir, contudo, hoje é um momento para agradecermos a administração municipal que, a partir do mandato do Beto Preto e do Júnior da Femac, passou a pensar a cidade com olhar de crescimento e de planejamento. Este alargamento é sem dúvidas uma melhoria necessária, que vai tornar o acesso muito mais fácil e diminuir o risco de acidentes”, pontuou Deco.

Com a autorização do prefeito Júnior da Femac, o projeto segue agora para a Secretaria Municipal de Gestão Pública para elaboração e publicação do edital de concorrência pública. A expectativa é de que dentro de 60 dias a empresa vencedora já esteja definida e possa receber a ordem de serviço para início da obra. Além de moradores, secretários e servidores municipais, o ato também contou com a presença do pastor Valdir Silvério dos Reis, da Comunidade Evangélica Nova Aliança, localizada no Jardim Apucarana.

Foto: PMA