Bertoli propõe Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias ao Hospital da Providência

por imprensa — publicado 03/02/2017 14h55, última modificação 03/02/2017 14h55
A honraria será votada em sessões extraordinárias a partir de segunda-feira
Bertoli propõe Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias ao Hospital da Providência

Em 2017 o Hospital da Providência completa 70 anos de prestação de serviços hospitalares para a população de Apucarana e região. Em comemoração, o presidente da Câmara Municipal, vereador Mauro Bertoli, propôs a entrega do Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias a Instituição. A honraria será votada em três sessões extraordinárias que acontecem nos dias 06, 07 e 08 de fevereiro, à partir das 14 horas, no plenário da Casa de Leis.

“O Hospital da Providência é referência em Apucarana e em toda nossa região. Não poderíamos deixar passar 70 anos da instituição sem prestar a nossa homenagem. Por sinal uma justa homenagem. Esse Diploma é o reconhecimento ao trabalho realizado e prestado ao longo desses 70 anos”, enfatiza Bertoli. Segundo ele, as irmãs, através de toda equipe prestam um trabalho humanizado, procuram atender da melhor forma possível, fazendo sempre mais do que assistência à saúde.  “Sabemos que todos os profissionais procuram garantir que os familiares e acompanhantes conheçam por completo o quadro do paciente. O Hospital da Providência possui estrutura, profissionais qualificados, equipamentos e um atendimento diferenciado”, completa o presidente da Câmara de Vereadores.

As comemorações alusivas aos 70 anos do Hospital da Providência tiveram início no dia 21 de Janeiro com a realização de uma missa na Catedral Nossa Senhora de Lourdes.

 

Hospital da Providência – 70 anos de história

 

Tudo começou em 1947 como uma instituição particular, o Hospital Santa Terezinha. Este, em 1953, passou a ser administrado pela gestão municipal e intitulado Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Apucarana. A chegada das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo aconteceu em 1956 e marcou a administração do Hospital da Providência como é atualmente, com a primeira supervisora, Irmã Tereza Araújo. As Irmãs também trabalhavam como enfermeiras, nutricionistas, fisioterapeutas e outras ocupações.

Mas somente em 1970, e a pedido do Bispo Dom Romeu Alberti, que a Província Brasileira da Congregação das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo aceitou a missão de assumir a Unidade e a denominou Hospital da Providência, seguindo uma sugestão feita por Dom Romeu Alberti.

A primeira diretora geral, após a Província assumir a administração, foi Irmã Cecília Mozer, que atualmente vive em Araucária. Sua gestão foi entre 1970 e 1974, quando foi iniciada a primeira etapa do projeto de construção do Hospital da Providência.

Em janeiro de 1975 estavam concluídas: lavanderia, cozinha, farmácia, central de material, centro obstétrico e duas unidades de internação. Nesse período, devido à falta de recursos financeiros as obras foram paralisadas. Em 1975 assumiu a direção a Irmã Terezinha Tokaski que investiu em organização e planejamento dos serviços.

Irmã Izilia Folador, em sua gestão nos anos de 1980 a 1990, marcou a trajetória do “Providência” com a retomada de obras de expansão, reformas de setores e modernização. Ela inaugurou em 1987um novo prédio, na esquina da rua Nagib Daher com a Rio Branco.  As obras incluíram um novo pronto socorro com portaria independente, melhores instalações da Unidade de Terapia Intensiva e Centro Cirúrgico. Na ocasião também foi inaugurada a capela do Hospital da Providência.

A UTI, reinaugurada em 1999, foi projetada com recursos arquitetônicos que proporcionam maior conforto ambiente, como iluminação natural. Em 2006 com o encerramento das atividades do antigo Hospital Santa Helena o “Providência”, a pedido da gestão municipal, deu sequência ao serviço hospitalar materno-infantil e criou o Hospital da Providência Materno Infantil para atendimento pediátrico e obstétrico. Em 2007 foi iniciado os serviços do Centro de Oncologia com atendimento ambulatorial em especialidades, cirurgias, infusão de tratamento de combate ao câncer, além de assistência multidisciplinar com profissionais de nutrição, psicologia e outros. Em 2014 o Hospital da Providência iniciou o Programa de Residência Médica.

Em 2016 foi anunciado o projeto de construção da nova maternidade para abrigar o atendimento prestado pelo Hospital Materno Infantil no mesmo prédio do “Providência” e a Secretaria de Estado de Saúde anunciou investimento para custear a obra. Atualmente o Hospital da Providência é referência em toda região que abrange o Vale do Ivaí, atende cerca de 300 mil habitantes e oferta serviços em mais de 20 especialidades.

Para a diretora geral, Irmã Geovana Aparecida Ramos, o Hospital da Providência chega aos 70 anos com muitos desafios e responsabilidades. “Está sendo planejada a construção de um novo prédio para prestar atendimento materno–infantil com o apoio da comunidade e esfera pública. Para somar a mudança estrutural também estamos consolidando um novo formato de gestão onde indicadores estratégicos são monitorados diariamente e planos de ação são desenvolvidos com vistas em obter certificado de qualidade e oferecer maior segurança aos pacientes”, explica. O Hospital da Providência está aderindo a um modelo que é recomendado pela Organização Nacional de Acreditação com a finalidade de obter certificado de qualidade em nível I.

O Hospital da Providência vai construir um novo pavimento e unificar o atendimento que presta em conjunto ao Hospital Materno Infantil, em Apucarana. Desde 2006 o “Providência” é responsável pela administração do Hospital Materno Infantil, a única maternidade da cidade, que opera em prédio alugado, separado do hospital geral. Em média, 207 bebês nascem por mês na unidade e 85% dos atendimentos são feitos via Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto, com previsão de término para 2019, conta com apoio da Secretaria do Estado de Saúde (SESA) que anunciou verbas para a obra. A instituição também investe em captação de recursos através de projetos e eventos beneficentes como o Jantar Filantrópico, realizado em junho de 2016, para arrecadar renda para elaboração do projeto novo pavimento que terá 2,4 mil m². No novo andar serão instalados quartos e enfermarias para internamento, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Centro Obstétrico e Pediátrico, entre outros serviços voltados para gestantes, bebês e crianças.

Grupo Hospitalar Nossa Senhora das Graças

Desde 2012, o Hospital da Providência e mais cinco unidades no Paraná e Santa Catarina compõem o Grupo Hospitalar Nossa Senhora das Graças. Todos são dirigidos e pertencentes à Província Brasileira da Congregação das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo e mantém a mesma missão: Prestar atendimento com excelência, respeitando os princípios éticos e cristãos na vivência do carisma vicentino. E valores de ética, formação profissional, sustentabilidade, empatia, humanização e amor ao próximo, integridade, diálogo, sinergia, comprometimento e qualidade.

 

*Com informações da Assessoria de Imprensa do Hospital da Providência