Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Bispo fala na Câmara da Campanha da Fraternidade

Bispo fala na Câmara da Campanha da Fraternidade

por Administrador publicado 28/04/2011 16h44, última modificação 08/04/2016 17h21
O bispo da diocese de Apucarana, Dom Celso Marchiori, esteve na Câmara de Apucarana, nesta semana, para falar sobre a Campanha da Fraternidade.

Ele frisou que a campanha, ao tratar sobre “Fraternidade e Vida no Planeta”, não pode olhar apenas para o meio ambiente, mas também para a condição em que vive o próprio ser humano. “Não vamos trabalhar pela água, pelo ar e pelas árvores por eles mesmos, mas por nós, que somos os primeiros atingidos pelas medidas que afetam o planeta”, afirmou dom Celso.

O bispo lembrou a situação em que se encontram muitos jovens em Apucarana. “Vindo do Norte ou do Sul e passando pelo centro da cidade, principalmente à noite, tenho visto cenas chocantes: nossa juventude está envolvida com drogas, sexo e alcoolismo. Sei que tem havido trabalho contra isso, inclusive dentro da Igreja, mas é pequeno diante da dimensão do problema, até porque muitas vezes faltam recursos e apoio”, acrescenta dom Celso. Para ele, é preciso atacar as causas, como a desestruturação das famílias e o interesse que está por trás do comércio de drogas. O bispo anunciou que na diocese está sendo recomendado que as festas de igreja sejam realizadas sem a presença de bebida alcoólica. “Eu estou aqui para fazer um apelo aos senhores e à sociedade. Precisamos nos unir para erradicar o mal das drogas e do alcoolismo”, ressaltou.

Dom Celso também reclamou da sujeira na cidade, lembrando que não se pode atribuir toda responsabilidade só ao poder público. Para ele, o cristão não deve atirar lixo nas ruas, nas praças e terrenos baldios. “Fui caminhar no Jaboti e vi que agora há algumas lixeiras por lá. Que bom. Agora precisamos fazer mais em termos de formação. Quem joga lixo e garrafas no chão, como vi na região do Jaboti, é pessoa mal educada, mal formada”, argumenta dom Celso.

Por fim, o bispo aproveitou a tribuna da Câmara para reclamar da situação em que se encontra o trânsito de Apucarana. “Está simplesmente intransitável, principalmente na Avenida Minas Gerais. Ao redor da Catedral, muitas vezes em horário de missa, que dificuldade para achar uma vaga. Vejo aqui na Câmara que vocês, na maioria, são jovens com vontade de mudar as coisas, com vontade de crescer. Ajudem a resolver a situação do nosso trânsito”, finalizou Dom Celso.