Câmara aprova 08 Projetos de Lei em Sessão Ordinária
Em sessão ordinária realizada na tarde desta segunda-feira (26/03), o legislativo apucaranense aprovou oito Projetos de Lei. Presidida pelo vereador Mauro Bertoli, a sessão contou ainda com a presença do presidente do Movimento Apucaranense da Consciência Negra (Macone), Carlos Alberto Figueiredo e do poeta e escritor, Caio Silva.
Figueiredo agradeceu a vereadora Márcia Sousa pelo Projeto de Lei, aprovado na última semana, que institui o Dia Municipal de Luta Contra a Discriminação Racial (21 de Março) e os demais vereadores por terem aprovado o projeto por unanimidade. “Apucarana vive, hoje, outro tempo. Conseguimos diminuir o preconceito. Fazemos um trabalho diferenciado de conscientização nas escolas e faculdades. A população vem crescendo em nossa cidade. Em 2015 éramos 31 mil negros no município e, hoje, já estamos perto de 40 mil. Temos que intensificar o trabalho em favor dos negros em todas as áreas”, disse. Finalizando a participação, Caio Silva declamou o poema de sua autoria: “Consciência”, lembrando que a “poesia chega, aonde a fala não chega”.
Em seu pronunciamento a vereadora Márcia Sousa ressaltou que cabe a Câmara de Apucarana realizar atividades no dia 21 de março de conscientização das pessoas contra a discriminação racial.
PROJETOS APROVADOS
Em última votação foram aprovados 03 projetos: nº 12/2018 que concede isenção de pagamento de tarifas, às pessoas com deficiência que fazem uso do sistema de transporte coletivo urbano no âmbito do município de Apucarana, de autoria do vereador Lucas Leugi; nº 18/2018, de autoria do vereador Gentil Freitas, que conde o Título de Cidadã Honorária de Apucarana à professora Nasmim Zenedim Cerávolo, pelos relevantes serviços prestados à comunidade apucaranense e o Projeto de Lei nº 19/2018 que concede o Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias de Apucarana à Associação de Senhoras Rotarianas de Apucarana pelos relevantes serviços prestados a comunidade Apucaranense. “Agradeço o voto de todos os vereadores nesse projeto. É um reconhecimento pelos serviços prestados a todas apucaranenses. Agradeço em especial a presença de todas as Senhoras Rotarianas, e a presidente Armeli Dourado, por acompanharem a sessão”, destaca o presidente da Câmara, vereador Mauro Bertoli, autor do projeto.
Em segunda votação foi aprovado o projeto de autoria do vereador Rodolfo Mota que concede o Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias de Apucarana a Orquestra Kairós pelos 25 anos de relevantes serviços prestados a comunidade apucaranense.
Em primeira votação foram discutidos e aprovados 04 projetos de Lei: 22/2018 que revoga a Lei Municipal Nº 244, de 29 de dezembro de 2007, do Executivo Municipal; 23/2018, da vereadora Márcia Sousa, que concede o Título de Cidadão Benemérito de Apucarana ao Sr. Armando Boscardin; 26/2018, do vereador Mauro Bertoli, que concede o Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias de Apucarana ao Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas, em comemoração aos 60 anos de relevantes serviços prestados no município de Apucarana e finalizando o Projeto de Lei nº 27/2018 que altera disposição da Lei Municipal nº 068, de 15/08/1997, que trata do sistema de cargos e carreiras da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana – AMS. Serão criados os cargos de Terapeuta Ocupacional e Operador de Comunicação e altera os níveis de vencimento dos cargos de Farmacêutico/Bioquímico e Veterinário.
SESSÕES EXTRAORDINÁRIAS
Serão realizadas sessões extraordinárias nesta terça, quarta e quinta-feira (27, 28 e 29/03), às 16 horas. A próxima sessão ordinária será no dia 02 de abril (segunda-feira), às 16 horas.
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana