Câmara aprova, em 1ª votação, projeto de Gentil Pereira que institui “Agosto Lilás - a importância da castração, prevenção e combate do câncer nos animais”
Vereador Gentil Pereira
Conscientizar a população para a importância da castração de animais, como forma de prevenção ao desenvolvimento de câncer, e também sobre outros meios de combate à doença, esse é o principal objetivo da Campanha “Agosto Lilás – Mês de Castração, Conscientização e Combate ao Câncer Animal”, que será instituída no Município através do projeto de lei nº 89/2019, de autoria do vereador Gentil Pereira, que foi discutido, votado e aprovado em primeira votação, por unanimidade, na sessão ordinária desta segunda-feira (17/06).
Defensor das causas e dos animais, o vereador defende que com a superpopulação de animais, o desafio é conscientizar os apucaranenses sobre a importância da castração. “Reforço que a castração não é mutilação do animal, muito pelo contrário. Fazemos parte de uma realidade muito distante do ideal, assim como também, o aumento dos significativos casos de câncer em animais. Através da campanha Agosto Lilás, além da conscientização e de dar maior visibilidade ao tema, estimulando a castração de animais, vamos ampliar ações direcionadas por meio de ações integradas envolvendo a população, órgãos públicos e organizações que atuam na área”, detalhou Gentil.
Ele reforça que é importante a realização de Campanhas voltadas às causas animais. “Hoje o câncer é uma doença temida por todas as pessoas e deve ser temida também nos animais. Temos que realizar ações de prevenção. Propagar os riscos e a importância de evitar a doença. Caso seja detectado em estágio inicial, ele pode ter uma vida longa, podendo atém mesmo chegar a cura”, diz.
As fêmeas castradas antes de um ano de idade, têm chance reduzida de desenvolver câncer de mama na fase adulta, se comparado às fêmeas não castradas. A possibilidade de câncer de mama é praticamente zero quando a castração ocorre antes do primeiro cio. Além disso, a retirada do útero anula a chance de problemas uterinos bastante comuns em cadelas após os seis anos de idade.
MAUS TRATOS A ANIMAIS
Também do vereador Gentil Pereira, foi aprovado o projeto de lei nº 94/2019 que dispõe sobre a obrigatoriedade dos petshops, consultórios, clínicas e hospitais veterinários de informar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, quando constatarem indícios de maus tratos aos animais, por eles atendidos.
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana