Câmara aprova emenda para 11 vereadores

por Administrador publicado 16/08/2011 14h25, última modificação 08/04/2016 17h21
A Câmara de Apucarana aprovou ontem (15) à noite, em primeira votação, a emenda coletiva à Lei Orgânica do Município que define pela manutenção de 11 cadeiras no Legislativo Municipal.
Câmara aprova emenda para 11 vereadores

A votação é mais um passo no sentido de resolver a polêmica que se estabeleceu por conta da Emenda 58, que redistribui o número de cadeiras nos Legislativos com base no último censo populacional. Apucarana, que está na faixa entre 120 mil e 160 mil habitantes, poderia aumentar seu Legislativo para até 19 vagas.

Como a Lei Orgânica já prevê esse número, é necessária uma emenda para manter a composição atual.

A emenda, que já tinha o apoio de seis dos 11 vereadores - Aldivino Marques da Cruz Neto, o Val (PSC), Marcos Antônio Martins (PTC), Alcides Ramos Júnior (DEM), Luiz Brentan (PSDB), Lucimar Scarpelini (PP) e Júnior da Femac (PDT) – ganhou na noite da última sexta-feira o apoio de quatro vereadores da bancada da situação – Mauro Bertoli (PTB), Telma Reis (PMDB), Carmelo Ribeiro (PR) e José Aírton de Araújo, o Deco (PR). Com 10 votos, apenas o vereador Valdir Frias (PTB) vinha resistindo a votar contra o aumento do número de cadeiras. Mas também ele acabou cedendo.

A maioria dos vereadores invocou a reação popular, através de sondagem realizada pela Alvorada Pesquisas, de enquete feita através do site da Câmara, de depoimentos através do 0800 e de ofícios enviados às entidades de classe, para se decidir por manter as 11 vagas.

Por se tratar de emenda à Lei Orgânica, o projeto precisa ser votado em dois turnos, com interstício mínimo de dez dias. Um grupo de manifestantes acompanhou a sessão, com faixas e cartazes, defendendo o aumento para 19 vagas. O grupo era formado, na maioria, por pré-candidatos a vereador e por dirigentes partidários que se sentem prejudicados pela decisão da Câmara.