Câmara aprova Requerimentos que cobram construção de Cense e penitenciária em Apucarana

por imprensa — publicado 15/05/2018 11h15, última modificação 15/05/2018 11h15
Os Requerimentos são de autoria do vereador Luciano Augusto Molina
Câmara aprova Requerimentos que cobram construção de Cense e penitenciária em Apucarana

Em sessão ordinária realizada na tarde desta segunda-feira (14/05) e presidida pelo vereador Mauro Bertoli, foram aprovados por unanimidade sete requerimentos que estavam na pauta da ordem do dia. Entre eles, dois de autoria do vereador Luciano Augusto Molina que cobram a construção de Cense (Centro de Socioeducação) voltado a menores infratores e de uma penitenciária ou um CDR – Centro de Detenção e Ressocialização no Município de Apucarana, para abrigar aqueles que já estão condenados. Os requerimentos, aprovados em discussão única, serão encaminhados ao Governo do Estado através da secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social e Secretaria Estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado do Paraná, respectivamente.

A penitenciária é um assunto, segundo o autor do requerimento, que se arrasta desde o ano de 2009. “Apucarana precisa. Essa é uma luta que venho travando há anos. E não é uma luta só minha”, diz Molina. Ele lembra que a ex-primeira dama do Estado, Fernanda Richa, disse que o Cense seria construído no município. Molina destacou ainda que, segundo informou o Governo do Estado, haveria R$ 10 milhões disponíveis para a construção. “No entanto esse projeto não saiu do papel, continua parado, temos que cobrar. Perguntar o por quê”, afirma Molina.

O vereador destaca que o Mini Presidio em Apucarana é um barril de pólvora. “Não podemos aceitar uma situação como essa em nossa cidade. Metade dos presos que estão lá já deveriam estar nas penitenciárias cumprindo pena e ainda estão aqui. Vamos esperar mais o que? Até quem foi contra a penitenciária no passado hoje já tem outra posição”, afirma o vereador.

Justificando o voto favorável aos requerimentos o vereador Rodolfo Mota lembrou que, em 2009 ao entrevistar juízes, no período em que trabalhou na Rádio Cultura, já discutiam a superlotação no Mini Presídio, o caos. Marcos da Vila Reis também reforçou a superlotação dizendo ser uma questão humanitária, uma vez que os presos não podem viver nas condições precárias que estão. Lucas Leugi também se posicionou favorável a construção da penitenciária.

Os requerimentos aprovados serão encaminhados para o Governo do Estado para que sejam respondidos o mais breve possível.

VEREADORES RECLAMAM NOVAMENTE DA SANEPAR

A sessão desta segunda-feira também foi marcada pela reclamação dos vereadores Lucas Leugi e Marcos da Vila Reis em relação aos serviços prestados pela empresa Sanepar. Marcos afirmou que no final de semana, mais uma vez, faltou água no Distrito de Vila Reis.  Lucas Leugi alegou que não é só no Distrito, a falta de água é constante em vários bairros da cidade. “E a cobrança continua a mesma. A agua não chega, o relógio continua rodando com ar apenas. Estamos pagando o ar, não a agua. Queremos serviços de qualidade. Todos os moradores merecem”, pede o vereador.

MAIO AMARELO

O vereador Gentil Pereira e Franciley Preto Godoi, Poim, destacaram a segurança pública em Apucarana. “Na pessoa do Tenente Coronel José Francisco Cardoso, Comandante do 10º BPM, Major Roberto Francisco Cardoso que está respondendo pelo comando do 10º BPM, Major José Fácio, subcomandante do 10º BPM e Capitão Vilson Laurentino da Silva, comandante da 1ª Companhia do 10º BPM agradecemos o trabalho que vem sendo realizado em nossa cidade. Os números de criminalidade diminuíram. Isso deve-se a um trabalho sério, comprometido que vem sendo feito”, completa Poim.

Márcia Sousa lembrou a Campanha Maio Amarelo. “Esse é um mês de conscientização no trânsito. Lembramos que os acidentes matam mais que doenças cardiovasculares e o câncer. É claro que esse número tem diminuído muito, mas temos que cuidar. Em 2012 eram 46.051 acidentes, foi o ano mais sangrento em nosso país. Passou para 35.708 em 2016, uma redução de cerca de 22% mais ainda é um número alarmante. Vivemos uma guerra no trânsito”, diz Márcia.

A vereadora também parabenizou as Assistentes Sociais pelo seu dia, comemorado em 15 de maio (nesta terça-feira) e lembrou que Apucarana conta hoje 50 profissionais, “diferente de 1993 que tínhamos apenas 05 profissionais, é um avanço muito grande”, conclui. A vereadora Márcia Sousa é graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

SESSÃO ORDINÁRIA

O presidente do legislativo Mauro Bertoli, ao encerrar a sessão, informou que a próxima sessão ordinária será realizada na segunda-feira (21/05), às 16 horas.