Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Notícias / Câmara de Apucarana adere a Rede Nacional de Ouvidorias - FalaBr

Câmara de Apucarana adere a Rede Nacional de Ouvidorias - FalaBr

por Departamento de Imprensa publicado 20/04/2022 17h16, última modificação 20/04/2022 17h16
O objetivo é incluir o Legislativo apucaranense em programas nacionais de transparência e ouvidoria e ao mesmo tempo garantir direitos dos usuários de serviços públicos
Câmara de Apucarana adere a Rede Nacional de Ouvidorias - FalaBr

Acesse nosso site e conheça nosso sistema FalaBr

O mês de abril marca a adesão da Câmara Municipal de Apucarana à Rede Nacional de Ouvidorias. O Termo foi assinado pelo presidente do legislativo, Franciley Preto, Poim, incluindo assim, a Casa de Leis em programas nacionais de transparência e ouvidoria, promovendo capacitação especializada da Ouvidora e ao mesmo tempo garantindo direitos dos usuários de serviços públicos.

A Rede Nacional de Ouvidorias busca integrar as ações de simplificação desenvolvidas pelas ouvidorias da União, dos Estados e dos Municípios. “A partir deste mês qualquer cidadão que precisar registrar uma manifestação de denúncia, reclamação, sugestão, elogio, solicitação ou sugerir uma ideia para desburocratizar o serviço público, uma pauta, ou mesmo conversar com os nossos parlamentares, poderá utilizar o novo sistema de ouvidoria, implantado pela Câmara Municipal de Apucarana. A responsável pelo nosso setor é a servidora Jéssica Dubas. Passamos a utilizar gratuitamente a Plataforma FalaBr. Temos acesso às ações de capacitação para agentes públicos em matéria de ouvidoria, acesso à informação, entre outros serviços. Uma informação importante e que destaco é que a partir de agora é feito um cadastro com validação do CPF”, informou o presidente Poim.

Segundo ele, “o FalaBr veio para facilitar a vida dos apucaranenses e aumentar o contato com a Câmara Municipal. Essa ferramenta permite mais transparência ao nosso trabalho e a nossa gestão, oferecendo a oportunidade e abertura de portas para um contato maior com todos os nossos setores”, completou Poim..

Através do Termo de Adesão assinado pelo presidente da Câmara, Poim, constante no anexo único da Instrução Normativa nº 3/2019, da Ouvidoria-Geral da União, com as alterações ditadas pela Instrução Normativa nº 11/2019, o Fala.BR é um canal integrado para encaminhamento de manifestações (acesso à informação, denúncias, reclamações, solicitações, sugestões, elogios e simplifique) a órgãos e entidades do poder público. “O sistema está disponível no site da Câmara e funciona 24 horas. A implementação da plataforma veio para simplificar o atendimento, unificando o serviço de ouvidoria e acesso à informação em uma única ferramenta, de maneira rápida e eficiente. Todas as informações sobre a utilização do Fala.Br estão disponíveis com maior detalhamento no link: https://www.apucarana.pr.leg.br/ouvidoria-e-sic é só acessar para utilizar”, explicou a ouvidora.

Lembramos ainda que o Fala BR é mais um Canal de Comunicação com a Câmara de Apucarana. “Também acolhemos as demandas atendendo a comunidade de forma presencial ou através do telefone 3420 7000”, finalizou a ouvidora Jéssica Dubas.