Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Apucarana anuncia novas medidas no combate ao coronavírus

Câmara de Apucarana anuncia novas medidas no combate ao coronavírus

por imprensa — publicado 18/03/2020 18h10, última modificação 18/03/2020 18h11
Sessões Ordinárias serão realizadas suprimindo expedientes e permanecendo apenas votação. Servidores efetivos e comissionados realizarão o trabalho à distância.
Câmara de Apucarana anuncia novas medidas no combate ao coronavírus

Molina apresenta novas medidas no combate ao coronavírus na Câmara de Apucarana

O presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Professor Molina anunciou esta tarde (quarta-feira 18/03), novas medidas de prevenção adotadas pelo legislativo apucaranense, em razão da Pandemia – Covid 19 que assola todo o mundo.

A partir do dia 23 de março, segunda-feira próxima, as novas medidas, contidas no Ato nº 01/2020, de autoria da Mesa Executiva, entram em vigor. “Teremos um novo horário de funcionamento no Legislativo: das 12 às 18 horas. No total foram 10 artigos que discutimos com os vereadores e vereadora e departamento Jurídico da Casa. As medidas que vamos tomar tem como objetivo evitar a propagação do vírus, dos casos de contaminação pelo Covid-19. O bem-estar dos nossos servidores, vereadores, vereadora e de todos os apucaranenses é nossa prioridade. Precisamos nos unir. Juntos, vamos vencer essa situação”, disse o presidente Molina. Ele reforçou que o Ato terá prazo indeterminado.

A presidência também se reuniu com todos os servidores e servidoras do Legislativo para apresentar as medidas de prevenção e proteção adotadas. “Uma das medidas para conter a pandemia é ficar em casa e é assim que vamos ajudar. Temos que priorizar a vida. Desde já ressaltamos o excelente trabalho que o Ministro da Saúde, Mandetta e o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto estão fazendo. Nós também vamos fazer a nossa parte”, pontuou Molina.

De acordo com o Ato, fica estabelecido que nas sessões ordinárias serão suprimidos os expedientes, permanecendo apenas o período para votação e discussão dos projetos.

Também institui-se o regime de teletrabalho para os servidores efetivos e comissionados, os quais permanecerão de sobreaviso, comparecendo ao Prédio da Câmara Municipal quando convocados. Os servidores convocados deverão comparecer durante as sessões ou quando necessário, sendo a convocação feita com antecedência, cabendo ao chefe de cada setor estabelecer as diretrizes para o cumprimento dos trabalhos a distância. Somente o serviço de limpeza do Prédio do Legislativo ficará inalterado, por se tratar de serviço essencial neste momento.

Os servidores que se encontram no grupo de risco (idosos, pessoas com baixa imunidade, hipertensos, diabéticos e demais que a medicina vier a enquadrar ou pessoas com gripe) não deverão comparecer ao Prédio da Câmara em hipótese alguma, sendo devido permanecer em sua residência.

Os parlamentares que apresentarem quadro de gripe e/ou suspeita do Covid-19 poderão consignar seu voto à distância ou deixar de votar e comparecer à sessão, sem que lhe seja computada falta.

O ponto eletrônico também estará suspenso enquanto estiver em vigência o Ato da Mesa Executiva.

Será suspenso o fornecimento de qualquer tipo de bebidas e/ou alimentação, bebedouro será isolado, tendo em vista a necessidade de evitar o compartilhamento de talheres, vasilhas e demais utensílios. A copa e banheiros serão isolados.

As sessões serão transmitidas via YouTube em tempo real, bem como em redes sociais, ficando o plenário sem acesso ao público de forma física, evitando aglomerações de pessoas.

O atendimento ao público deverá ser célere e se possível realizado pelas vias online, evitando-se sempre o atendimento em ambiente fechados e não arejados.

O Ato foi assinado pelo presidente Professor Molina, vice-presidente José Airton Deco de Araújo, 1º secretário Antônio Marques da Silva, o Marcos da Vila Reis e 2º secretário, Antônio Carlos Sidrin.

MEDIDAS JÁ ADOTADAS

A Câmara de Apucarana sempre forneceu álcool em gel para todos os servidores, mas reforçou os setores com álcool em gel na cantina, relógio ponto, próximo aos sanitários, nas salas e gabinetes. Na última semana não foi utilizado o ar condicionado no plenário. Todas as janelas foram abertas e também foram suprimidos os expedientes e realizadas apenas as votações.

LOCAL ESPECÍFICO PARA ATENDIMENTO AOS CASOS DE CORONAVÍRUS

Apucarana conta com um local específico para atender pessoas suspeitas do coronavírus no prédio da AMS e que começa a funcionar na próxima sexta-feira (20/03), em caráter ininterrupto, de segunda-feira a domingo, das 7 horas às 23 horas. “Até sexta-feira qualquer caso suspeito deve ser encaminhado às Unidades Básicas de Saúde ou à UPA, onde terá atendimento prioritário e seguindo todo protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde”, orienta o prefeito. Lembrando que o SAMU vai dispor de ambulância exclusiva para atender à população.