Câmara de Apucarana completa um mês sem copos plásticos descartáveis

por imprensa — publicado 19/06/2019 15h35, última modificação 19/06/2019 15h36
Além da economia aos cofres públicos, o meio ambiente foi o grande beneficiado
Câmara de Apucarana completa um mês sem copos plásticos descartáveis

Câmara adere a copos de vidro e xícaras de louça

Um mês após trocar os copos plásticos descartáveis e galões de água, confeccionados à base de plástico por copos de vidros, xícaras de louça e bebedouros que atendem tanto os servidores como o público que vem até a Casa de Leis, a presidência da Câmara Municipal de Apucarana faz um balanço positivo dos resultados alcançados no período.

Segundo o presidente do legislativo, Luciano Molina, além da economia aos cofres públicos, o meio ambiente foi o grande beneficiado e os resultados foram alcançados. “Se deixar, consumimos de cinco a seis copos de água por dia, fora o cafezinho ou chá que todos acabavam tomando e sem querer acabamos utilizando mais de um ou dois copos descartáveis, tanto para o café, água ou chá. O lixo gerado no final do dia, por todos os servidores e por quem passava pela Câmara, era muito grande. Diante dessa e de outras situações, a medida foi tomada. Foi um grande esforço, mas que está trazendo resultados positivos”, disse Molina.

Ele destaca que o relevante é o apelo sustentável que as mudanças trazem. “Temos muitos exemplos em outras cidades do Estado. A Assembléia Legislativa do Paraná também está tirando de circulação os copos plásticos e lançou o projeto “Adote uma Caneca” e estão de parabéns. São iniciativas como as da Câmara de Apucarana, da ALEP, e de tantas outras cidades e instituições que procuram estimular o consumo sustentável, buscando alternativas para reduzir o impacto ambiental”, ressaltou Molina.

Além da sustentabilidade e melhorias ao meio ambiente, no último relatório apresentado eram consumidos na Câmara Municipal de Apucarana, 60 mil copos/ano de café e água e cerca de 200 galões de 20 litros de água/ano. Também eram comprados cerca de 4.000 copos de agua por ano. “Com essa medida economizaremos cerca de R$ 16 mil reais, até o final de 2020”, relembrou o presidente. “E também atenderemos o que estabelece os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, completou.