Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Apucarana homenageia Colégio Nilo Cairo pelos seus 60 anos

Câmara de Apucarana homenageia Colégio Nilo Cairo pelos seus 60 anos

por Administrador publicado 16/10/2009 17h45, última modificação 08/04/2016 17h33
Diretores, professores, funcionários e alunos lotaram a sala das sessões da Câmara de Apucarana, na noite da última quinta-feira (15), para a sessão solene de entrega do Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias ao Colégio Nilo Cairo.

A proposição partiu do presidente do Legislativo, Mauro Bertoli (PTB), em comemoração aos 60 anos do colégio, que é um dos mais tradicionais estabelecimentos públicos de ensino do Norte do Paraná. Também marcou o evento a presença de alunos da primeira turma e que hoje são pessoas de renome na comunidade, como Tadeus Palka, Sílvio Moure e o cartorário Iedo Marques.

“A Câmara presta esta homenagem como um reconhecimento público do Poder Legislativo ao papel do Colégio Nilo Cairo, formando cidadãos para exercerem plenamente os seus direitos e deveres e atuando como uma das nossas mais valiosas ferramentas pelo desenvolvimento”, assinalou Bertoli. O Nilo Cairo tem cerca de 2.400 alunos, oferecendo ensino de 5ª. a 8ª. séries, ensino médio e formação de professores (normal). A equipe conta ainda com 129 professores e 20 funcionários. O colégio ocupa uma área de mais de 4 mil metros quadrados de construção.

Bertoli lembrou que alunos e ex-alunos do Nilo Cairo atuam nos mais diversos segmentos da vida apucaranense. “São comerciantes, empresários, profissionais liberais e representantes de muitos outros setores. Aqui mesmo, na Câmara, há vários ex-alunos do Nilo Cairo, como os vereadores Alcides Ramos Júnior, Valdir Frias e Lucimar Scarpelini, além de 15 servidores”, destacou o presidente.

O prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) também enfatizou a importância do Nilo Cairo num município que se destaca como Cidade Educação. “Ninguém chega aos 60 anos sem uma história de vida. Hoje, com 2.400 alunos, o Nilo Cairo mostra que as pessoas que o fundaram já acreditavam, naquela época, no potencial de Apucarana e da nossa região”, afirmou o prefeito. O diretor João Luiz Calegari disse que a sessão solene marca uma data histórica para o colégio. “O Nilo Cairo contribuiu de forma direta para a formação e a história viva de Apucarana”, discursou.

Um grupo de alunas e professora cantou a música “Para não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré. A sessão, que reuniu educadores, lideranças empresariais, autoridades civis e militares e representantes de várias entidades, também foi marcada por apresentação de dança de alunas do Nilo Cairo.

Em 1949, o secretário de Negócios de Educação e Cultura, Nilson Taroba Ribas, representando, na ocasião, o governador do Estado, Dr. Bento Munhoz da Rocha Neto inaugurou o Grupo Escolar Municipal de Apucarana, tendo como diretora a professora Ailena Luvison Franck. O grupo escolar englobava a Escola Normal Regional e a Escola Normal Secundária, sendo desmembrado em 1956 e permanecendo apenas a Escola Normal Secundária que se juntou à Escola de Aplicação, surgida no mesmo ano. Ambas funcionaram no prédio que viria a se tornar sede do atual Colégio Estadual Nilo Cairo.

A denominação atual Colégio Estadual Nilo Cairo foi oficializada em 1977, em homenagem ao Dr. Nilo Cairo da Silva, natural da cidade de Paranaguá. Foi oficial militar, médico, professor e Reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), cuja fundação defendeu exaustivamente.

Além de emprestar seu nome ao colégio de maior porte do Núcleo Regional da Educação (NRE) de Apucarana, Dr. Nilo Cairo recebeu também como homenagem póstuma um busto na Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba, em frente ao prédio histórico da UFPR.