Câmara de Apucarana realiza a 10ª sessão ordinária de 2017
Os onze vereadores que compõe a atual legislatura na Câmara Municipal de Apucarana participaram na noite de ontem (segunda-feira 10/04), da 10ª sessão ordinária de 2017. Na ordem do dia entraram três projetos em segunda e primeira discussão para apreciação e votação. “A maioria das nossas sessões estão sendo realizadas com a presença dos onze vereadores, isso mostra o comprometimento e a responsabilidade que os edis têm com a população de Apucarana. Estamos discutindo e votando projetos importantes ao longo desses quatro primeiros meses de trabalho. Procuramos estar em parceria e dando suporte ao Executivo para que as ações e o trabalho não pare em nossa cidade”, ressalta o vereador Mauro Bertoli, que presidiu a sessão.
Três projetos entraram em votação e foram aprovado por unanimidade sendo o Projeto de Lei nº 22/2017 de autoria do vereador Lucas Ortiz Leugi, que concede o título de cidadão honorário de Apucarana ao empresário Sebastião Luiz Fante; Projeto de Decreto Legislativo nº 17/2017 de autoria da Comissão de Justiça, Legislação e Redação que referenda o termo não oneroso de cessão do uso de imóvel nº 1/17, que entre si celebram no município de Apucarana e o Lar Eben Ezer, e o Projeto de Lei nº 26/2017, de autoria do vereador Mauro Bertoli, que declara de utilidade pública o Cobra Moto Clube – sede Apucarana. “Este projeto mostra o reconhecimento dos trabalhos feito pelo Cobra Moto Clube em nossa cidade. Um trabalho social, filantrópico, que ajuda e beneficia milhares de pessoas. O Cobra Moto Clube foi fundado em 1986 e tem como vice-presidente o motociclista Deivid Sembarski e diretor da sede Zaleu. Ressalto que os membros do Moto Clube estiveram presentes durante a votação de ontem e já confirmaram a presença nas próximas sessões”, explica Mauro Bertoli. “O Cobra Moto Clube sede Apucarana já recebeu desta Câmara duas Moções de Aplauso pelos relevantes trabalhos e campanhas já realizadas”, lembra Bertoli.
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO É HOMENAGEADA
Durante o primeiro expediente os vereadores Antônio Carlos Sidrin, Márcia Sousa e o vereador Mauro Bertoli, parabenizaram a secretária Municipal de Educação, Marli Fernandes, pela eleição como presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), seccional Paraná. A UNDIME tem por missão articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social. A associação dá aos secretários municipais maior força política para sentar à mesa com governos, partidos e outras instituições da sociedade civil.
“Quem ganha somos nós apucaranenses. A professora Marli terá a oportunidade de mostrar e levar para todo o Estado a experiência bem sucedida que ajudou a implantar em Apucarana. Parabenizo a Marli que faça um excelente trabalho, coroado de sucesso e êxito, e parabenizo o prefeito Beto Preto pela escolha em sua secretária de Educação e por levar o nome de Apucarana a ganhar representatividade no cenário estadual e nacional”, reforça Mauro Bertoli.
Sidrin que acompanhou a coletiva da secretária Marli, na tarde de ontem, enalteceu o trabalho da secretária. “A diferença esta nas escolas, na educação, nos nossos alunos. Hoje temos uma cidade diferente, com escolas estruturadas. Parabenizo a professora Marli que irá fazer um brilhante trabalho frente a UNDIME”.
Em seu pronunciamento, a vereadora Márcia de Sousa focou na força que as mulheres têm na administração do prefeito Beto Preto. “Agradecemos o prefeito pela oportunidade de colocar mulheres batalhadoras, que fazem a diferença na realização do seu trabalho. Temos muitas na administração, mas hoje os parabéns são voltados a professora Marli, mulher de garra e que esta transformando a educação em Apucarana”.
VEREADORES DISCUTEM ABERTURA DOS SUPERMERCADOS NA SEXTA-FEIRA SANTA
Ainda no pequeno expediente a abertura dos supermercados em Apucarana, na Sexta-Feira Santa, feriado religioso mais importante para o Cristianismo, foi tema de discussão entre os vereadores. Lucas Leugi disse que embora exista uma Lei que permita a abertura do comércio, o dia deveria ser guardado e respeitado. “Sou contra a abertura dos supermercados na Sexta-Feira Santa. Para nós católicos é uma importante data e que deve respeitada”.
O vereador Gentil Pereira ressaltou que mesmo que o momento econômico seja delicado, a data é o maior ato de amor dos católicos. “Sou contra”, destaca. O vereador Edson da Costa Freitas reforça que em conversa com o Padre Bertolin, do Colégio São José, manifestaram a indignação pelo trabalho neste dia.
Já o vereador Marcos da Vila Reis propôs um acordo que os católicos respeitem a Sexta-Feira Santa e não façam compras. “Vamos para o mercado na quinta-feira ou no sábado. Vamos fazer um protesto na Sexta-Feira Santa e não fazer compras. Vamos respeitar essa importante data”.
SERVIÇOS
Ainda em pronunciamentos o vereador Rodolfo Mota abordou o tema IPTU e o SIM – Serviço de Inspeção Municipal; vereador Deco, falou sobre melhorias na Avenida Aviação; Marcos da Vila Reis destacou o trabalho da Guarda Municipal e iluminação publica em Apucarana; Sidrin fez um repúdio a má conservação das calçadas focando que os proprietários dos imóveis devem fazer a manutenção. “Cada um é responsável pelo seu imóvel. A Prefeitura já faz e faz bem feita a parte dela”; E o vereador Luciano Molina abordou dois temas polêmicos: problemas das andorinhas na Praça Interventor Manoel Ribas e fez um requerimento oral convocando uma reunião com entidades ligadas ao meio ambiente, e solicitou a presença da Promotoria para que o assunto seja tratado com seriedade e que soluções possam ser encontradas. O presidente Mauro Bertoli acatou o requerimento e pediu que os ofícios sejam encaminhados para os órgãos e a reunião seja realizada o mais breve possível. Molina também falou sobre o mini-presídio, destacando que problemas sérios podem ocorrer se medidas severas não forem tomadas pelo Governo do Estado e finalizou parabenizando os Agentes de Cadeia Pública pelo trabalho que vem realizando “Temos que aplaudi-los, porque sabemos do perigo que correm e da situação em que estão trabalhando e mesmo assim realizam um excelente trabalho. Precisamos nos unir e nos posicionar sobre esse caso”, finalizou o vereador.
A próxima sessão ordinária da Câmara esta agendada para o dia 17 de Abril, a partir das 20 horas.
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana