Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara entrega Comenda Cidade Alta ao V.A.C.A

Câmara entrega Comenda Cidade Alta ao V.A.C.A

por Assessoria de Imprensa publicado 16/05/2024 15h55, última modificação 16/05/2024 16h10
Entrega foi feita na noite desta quarta-feira (15) na sede dos Veteranos Atlético Clube de Apucarana
Câmara entrega Comenda Cidade Alta ao V.A.C.A

O propositor da homenagem Lucas Leugi e o presidente do V.A.C.A, Ademir Cansan

A Câmara Municipal de Apucarana entregou na noite desta quarta-feira (15), a Comenda Cidade Alta de Mérito Profissional aos Veteranos Atlético Clube de Apucarana (V.A.C.A). A honraria de autoria do vereador Lucas Ortiz Leugi (PSD), foi concedida aos integrantes do clube durante solenidade realizada na sede do V.A.C.A. Quem recebeu a Comenda Cidade Alta foi o presidente do clube, Ademir Cansan.

Também estiveram presentes no evento os vereadores Franciley Poim (PSD), Rodrigo Lievore Recife (MDB) e Tiago Cordeiro (PDT); a vereadora Jossuela Pirelli (SD); o diretor-administrativo da Câmara, Luiz Carlos Balan; o prefeito Junior da Femac (MDB) e o vice-prefeito Paulo Sérgio Vital (PSD). Além disso, também marcaram presença no evento ex-presidentes e integrantes do V.A.C.A, e convidados.

“Quando nasci o V.A.C.A já era jovem. Anos depois, me lembro de acompanhar alguns jogos na chácara do saudoso Nicola Mareze. Além de ser patrimônio histórico, o V.A.C.A tem tradição, principalmente, relacionada ao esporte e ao futebol. Muito feliz em poder entregar esta Comenda”, enfatizou o vereador Lucas.

Cansan e demais integrantes agradeceram a homenagem concedida ao clube que completou recentemente 51 anos de história. “Este foi um dia muito especial para a grande família do V.A.C.A. Agradecemos a presença de todos os membros do Legislativo e Executivo para a entrega da Comenda Cidade Alta pela passagem dos 50 anos do clube. Em todos estes anos, o V.A.C.A tem muitas histórias e passagens para serem contadas, recontadas, vividas e revividas. O nosso clube se sustenta fundamentalmente sobre duas grandes e sólidas estruturas: amizade e convivência”, ressalta Cansan.

“As reuniões alegres e festivas de todas as quartas-feiras, estabelece um encontro entre pessoas de convívio contínuo e prazeroso. É a ação de coexistir numa forma saudável e respeitosa através do diálogo franco, aberto, descontraído e sincero”, reforça o presidente do clube.

Histórico do clube

Fundado há 51 anos, no dia 21 de abril de 1973, o V.A.C.A. surgiu durante reunião realizada na casa de Maurício Pietro Rodrigues (tio do Binho), eleito por aclamação, presidente da nova agremiação que surgia em Apucarana. A ideia de constituir a associação ganhou força a partir do desejo de um grupo de pessoas em praticar essa nova modalidade, procurando levar para dentro de campo a mesma amizade existente fora dele.

Esse grupo, fundador do V.A.C.A., iniciou participação na modalidade de Futebol Suíço a partir da década de 60, em campeonatos internos promovidos pelo Country Clube de Apucarana, com uma turma que soube viver intensamente esses anos dourados, curtindo a vida com respeito e que valorizava muito a amizade e não o interesse.

No início, a associação recebeu o nome de União Country Apucarana (U.C.A), cujo nome foi sugerido pelo companheiro Wagner Resende Siqueira (Vaguinho), recebendo mais tarde a designação de VAC – Veteranos Amigos do Country, pela estreita ligação que tinha com a entidade mãe, até chegar aos dias atuais com a denominação definitiva de V.A.C.A: Veteranos Atlético Clube de Apucarana.

Enquanto ainda não tinha campo próprio, o utilizava as instalações do Country Club de Apucarana, depois frequentou a chácara de Nicola Mareze, o espaço da Metax, do Vaguinho, e, quando necessário, o C.T. do companheiro Claudião.

Em 2000, o V.A.C.A. teve o registro definitivo de seus estatutos no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas sob nº 697, de 08/09/2000, passando a existir de fato e de direito, tendo como presidente Reuvalmiro Gomes Costa. Nesta gestão, o V.A.C.A. se consolidou patrimonialmente.

A 1ª equipe do V.A.C.A. era formada por Claudinê, Reuvalmiro, Péricles, Renê Raduy, Marcio Riva, Mauricio, Nivaldo Victor, Dorival Maiola, Hélio Maioli, Vagner Siqueira (Vaguinho) e Jesus Vicentini. Dessa consagrada equipe ainda continuam participando e vinculados ao V.A.C.A. os integrantes Claudinê, Reuvalmiro, Péricles Sanches e Wagner Siqueira. Hoje, a presidência do clube é ocupada por Ademir Cansan.

Fotos do evento: