Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara entrega Diploma de Mérito em Tarefas Comunitárias ao professor Expedido Borges

por Administrador publicado 04/10/2013 14h51, última modificação 08/04/2016 17h38
A Câmara Municipal de Apucarana entregou nesta quinta-feira (3) o diploma de mérito em tarefas comunitárias ao professor Expedido Borges, o Borjão. A solenidade foi prestigiada por autoridades e diversos órgãos de imprensa, recebendo ainda a inestimável presença dos alunos da Academia de Karatê Caminho Livre.

A concessão do diploma, aprovada por unanimidade, foi proposta pela vereadora Aurita Bertoli (PT). “Essa homenagem representa a nossa admiração por esse homem que durante o percurso sofrido de sua vida teve muitas oportunidades para trilhar por caminhos ruins, no entanto optou pelo caminho do bem”, assinalou a vereadora Aurita Bertoli.

Na ocasião, o professor Paulo Aparecido Kisner, Secretário da Juventude, se emocionou ao discursar sobre a pessoa de Borjão. “É fácil se emocionar ao participar de um ato desses, Borjão e eu trabalhamos juntos no Centro da Juventude e admiro a atividade desempenhada por ele diante dos trabalhos sociais”, disse.

Por sua vez, Maria Tereza, filha do professor Borges discursou em nome de toda a família e integrantes da Academia Caminho Livre. “Meu pai já passou por inúmeras adversidades em sua caminhada como professor, a falta de dinheiro, também a falta de apoio, mas felizmente hoje tivemos o total reconhecimento. Agradecemos aos vereadores e toda cidade de Apucarana pelo carinho”, disse.

A solenidade ainda contou com diversas apresentações da Academia de Karatê Caminho Livre.

Conheça um pouco mais sobre a vida do professor Borjão

Expedido Borjes, o Borjão, nasceu em Borda da Mata, Minas Gerais no ano de 1955, foi criado com seu pai até os 3 anos de idade, sua mãe faleceu um tempo depois de seu nascimento. O pai sem ter condições de criar todos os filhos, veio para o Paraná, quando decidiu colocar o Borges seu filho caçula em um orfanato em Rolândia. Nesse momento Borges poderia escolher qualquer caminho, o mais fácil seria o caminho do mal.

Seu pai, foi com os outros filhos para Piraí do Sul onde desde então Borges nunca mais teve contato com sua família. Ele viveu dos 3 até os 18 anos no orfanato. Neste período, trabalhava na roça. Com 18 anos se alistou e seguiu carreira militar. Nesse período conheceu a arte milenar Karatê, que deu suporte para seguir sua caminhada. Trabalhou de Segurança particular. Teve apoios de algumas empresas como: Fujiwara e Casa Rosa que deram suporte para sua trajetória.

Conciliando o trabalho com o karatê, participou de vários Campeonatos chegando ao título de Campeão Paranaense depois, campeão Brasileiro, Campeão Sul Sudeste,e Integrante da Seleção Brasileira. Fez vários cursos com grandes Mestres e correu atrás do seu sonho. Treinou em Porto alegre e São Paulo e tudo por amor ao karatê.

Em 1988 abriu sua própria academia surgindo a ACADEMIA DE KARATÊ CAMINHO LIVRE, desde daí começou uma nova trajetória como Professor.

Expedito Borges deu aulas em Apucarana no SESC e União do  estudantes também em Londrina, Maringá,Campo Mourão, Jandaia do Sul e São Paulo.

Em 1997, foi convidado para trabalhar no Recanto Alan Kardec patrocinado pela Farmácia Saúde. A missão nesse momento era trabalhar com 100 crianças e adolescentes, com vários fatores risco, especialmente envolvimento com drogas e vulnerabilidade socais. O desafio foi grande e o trabalho árduo. Resgatar aqueles adolescentes foi mais uma de suas missões, pois, muito deles se identificava com sua historia de vida.

Foi assim, com esse carisma e caráter, que o Borjão conseguiu resgatar aqueles meninos que hoje são pessoas do bem, muitos se tornaram atletas Professores e empresários.

Em 1998 surge à oportunidade de coordenar o Projeto karatê Piá no Esporte, era um projeto para crianças e adolescentes para todo o Estado do Paraná e o Borges mais uma vez foi convidado para coordenar 25 municípios, chegando a ganhar Titulo de melhor coordenador do Paraná.

Em 1999 Caminho Livre ganha seu Primeiro Titulo Paranaense, desde então nunca mais perdeu. Em 2001 surge o Projeto Karatê nas Escolas chegando atender no inicio 6.000 mil Crianças onde a maioria dos professores foram formados no Recanto Alan Kardec. Esse projeto foi mostrado num congresso internacional com a participação do Professor Borjão, servindo de modelo para outros estados outros países, alem de proporciona Bolsas de Estudo para crianças carentes.

A Caminho Livre hoje é considerada a melhor academia do Paraná e no ano de 2012 .Ficou em 2° lugar de melhor academia do Brasil. Já passou pela academia mais de 150 faixas pretas, vários Campeões, Paranaense,Brasileiros e Pan americano. É uma academia que tem orgulho de ser Apucaranense, este ano conquistou o décimo quarto titulo consecutivo de Campeã Paranaense. Hoje a academia tem mais de 150 alunos treinando entre Crianças, jovens, adultos.

Conta com vários projetos sociais como o Projeto Karatê Farmácia Saúde que resgata crianças do distrito de Vila Reis e o Projeto ADDES em Parceria com o estado, situado no Centro da juventude.

Professor Borges é casado com Maria Carmo e pais de duas filhas: Maria e Mariane e todos trabalham com o karatê.

04/10/13