Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Notícias / Câmara inicia o mês de setembro com prestação de contas, votação de projeto e requerimentos

por Departamento de Imprensa publicado 05/09/2022 16h59, última modificação 05/09/2022 16h59
A primeira sessão do mês foi acompanhada por alunos do CIEE

Sessão Ordinária

Com a realização de prestação de contas referente ao mês de agosto, o presidente, Franciley Preto Godoi, Poim, abriu a 27ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Apucarana. Mensalmente o legislativo realiza a prestação de contas, aberta a toda população.

O presidente da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento, vereador Marcos da Vila Reis explicou que o mês de julho encerrou com um saldo de R$ 2.019.667,95 em conta corrente, no dia 31.07.2022. “Recebemos o Duodécimo no valor de R$ 1.250.902,93. Imposto de renda retido de servidores e vereadores repassado à Prefeitura R$ 102.823,00; rendimentos de aplicação financeira do mês R$ 23.369,17; Rendimentos de aplicação financeira do mês anterior repassados à Prefeitura R$ 19.318,11; Despesas pagas no mês - R$ 912.554,19; e finalizamos o mês com saldo disponível em conta corrente de R$ 2.362.067,75 em 31/08/2022”, pontuou Marcos da Vila Reis. “O Índice da Folha de Pagamento está em 56,67%”, concluiu Marcos.

PROJETOS E REQUERIMENTOS

Na pauta do dia, foi aprovado em primeira votação, o projeto de lei de autoria do Executivo Municipal que autoria a doação de imóvel do Município ao Estado do Paraná.

Segundo justificativa do prefeito Junior da Femac, o imóvel, localizado na Rua Ponta Grossa, 1949, visa dar atendimento à solicitação efetuada· pelo 11º Grupamento de Bombeiros do Estado do Paraná, o qual requereu a doação de uma área total de 264,00 m², com a finalidade de regularização do imóvel que já está sendo utilizado, com autorização do Município, como pátio da referida corporação. “Destacamos que a doação em questão atende ao interesse público uma vez que a regularização do imóvel contribuirá às atividades administrativas e operacionais desenvolvidas pelo 11º Grupamento de Bombeiros de Apucarana”, disse o prefeito. O projeto foi aprovado por unanimidade dos vereadores.

Também foram aprovados dois requerimentos. De autoria do presidente da Casa, vereador Poim, foi aprovado o pedido de informações ao prefeito Municipal sobre a viabilidade de ser construída uma pista de caminhada na lateral da Rodovia Erwin Schindler, no trecho entre o Cemitério Municipal até a sede da Associação dos Motoristas do Pirapó. E, o requerimento do vereador Moisés Tavares que pede informações ao Prefeito Municipal sobre a viabilidade da aplicação da Lei Complementar nº 191/2022 aos servidores da área da Educação e Assistência Social.

VISITA DOS ALUNOS DO CIEE

A Sessão de segunda-feira foi acompanhada pelos alunos do CIEE – Centro de Integração Empresa Escola, através do professor Leonardo Colombo e da professora Luciana que, na Semana da Pátria, trouxeram os estudantes para conhecer o legislativo e assistir a Sessão Plenária, dentro da disciplina que tem como foco a Constituição Federal.

“Enaltecemos e agradecemos a presença desses alunos na semana alusiva a Semana da Pátria. É uma grande oportunidade que eles tiveram de conhecer a nossa estrutura, de conversar, trocar experiências. Esses jovens são a esperança para o nosso Brasil”, disse o vereador Moisés Tavares.

O presidente Poim agradeceu a presença de todos e parabenizou a iniciativa do CIEE de trazer os alunos ao legislativo. “Serão sempre bem vindos a nossa Casa de Leis. E abro a Câmara para que outras instituições de ensino venham nos visitar e acompanhar o trabalho dos vereadores”, afirmou o presidente.

Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e de fins não econômicos, reconhecida como entidade de assistência social que, por meio de diversos programas, dentre eles o de aprendizagem e o estágio de estudantes, possibilita aos adolescentes e jovens uma formação integral, ingressando-os ao mundo do trabalho.

SESSÃO ORDINÁRIA

A próxima sessão será realizada na segunda-feira, dia 12.09, a partir das 16 horas. Também será transmitida pelo site oficial da Câmara Municipal de Apucarana, www.apucarana.pr.leg.br , pelo Canal oficial do CMA no YouTube https://www.youtu.com/user/cmapucarana e pelo facebook https://www.facebook.com/camara.apucarana