Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Notícias / Câmara limpa pauta e entra em recesso

Câmara limpa pauta e entra em recesso

por Administrador publicado 23/12/2009 11h02, última modificação 08/04/2016 17h38
A Câmara de Apucarana realizou na noite desta segunda-feira (21) a última sessão ordinária de 2009. Mesmo a Câmara estando em recesso parlamentar, o atendimento ao público tanto por parte dos gabinetes quanto da administração continua normal .

Ela foi marcada por discursos avaliando o período legislativo, por cobranças de obras e compromissos que ficaram no papel e por agradecimentos. No geral, os vereadores destacaram a independência pela qual passa hoje o Poder Legislativo em relação ao Executivo. “Na história recente da Câmara, nunca houve tanta independência entre os dois poderes e quem ganha com isso é a população, pois os vereadores são mais livres para o exercício do mandato”, avaliou, por exemplo, Alcides Ramos (DEM).

Na manhã desta terça-feira (22), os vereadores realizaram mais uma sessão extraordinária, dando seqüência na limpeza de pauta para início do período de recesso. “Na verdade, a Câmara entra em recesso por um período de 45 dias, mas vamos realizar várias sessões extraordinárias, conforme entendimentos já encaminhados com a Prefeitura”, assinala o presidente da Câmara, Mauro Bertoli (PTB).

Para ele, o ano foi dos mais produtivos. “Pela Câmara passaram representantes das concessionárias de pedágio, da Guarda Municipal, das secretarias de Saúde, Educação, Serviços Urbanos, Finanças e outras, além de representantes da Copel, da Sanepar, da ALL, da Lapaza, que explora o parquímetro, e de diversas outras entidades. A importância da Câmara hoje está muito além da simples discussão e votação de projetos. Ela é o grande fórum de debates dos problemas de Apucarana”, argumentou Bertoli.

PPA de Apucarana recebe diversas emendas

Nas série de extraordinárias realizada nas últimos dias, a fim de fazer a limpeza de pauta, os vereadores votaram, entre outras coisas, o Plano Plurianual (PPA) e o Orçamento para 2010. Várias emendas foram apresentadas ao PPA. Valdir Frias (PTB) pede a construção de uma capela mortuária na Vila Reis. Júnior da Femac (PDT) pede a vacinação contra a gripe em crianças de zero a seis anos, conforme a Lei Municipal 150/2005, de sua iniciativa. A emenda de Júnior também pede a instalação de semáforos em 2010 nos seguintes cruzamentos: Rua Miguel Simeão com Avenida Munhoz da Rocha, Avenida Minas Gerais com a Rua Humberto Vendramel, Avenida Governador Roberto da Silveira com Travessa Vitória, Avenida Minas Gerais com Rua Mato Grosso, Rua Professor João Cândido com Rua Gastão Vidigal, Rua Osvaldo Cruz com Rua Munhoz da Rocha e Rua Nagib Daher com a Rua Renê Camargo de Azambuja. Por fim, Júnior da Femac também pede a revitalização da Avenida Central do Paraná, atendendo projeto de emenda ao orçamento da União, sendo R$ 700 mil emenda parlamentar e R$ 140 mil contrapartida do Município.

Emenda do vereador Aldivino Marques, o “Val” (PSC), pede que seja incluída no PPA a construção do viaduto do Núcleo João Paulo, com recursos objeto de emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil e contrapartida do município no valor de R$ 100 mil, e pavimentação asfáltica na Rua Rio Jacaré. A emenda de Val também pede alocação de recursos para ampliação dos parques industriais e aquisições de terrenos para implantação de novos parques.

Telma Lemos Reis (PMDB) apresentou emenda para que seja firmado convênio com o Corpo de Bombeiros, guarnição de Apucarana, para o programa de desenvolvimento do Bombeiro Mirim. A vereadora também pede que sejam firmados convênios com entidades ou usada a estrutura da Autarquia de Esportes para a realização do projeto “Jogadores do Amanhã”.

O presidente da Câmara, Mauro Bertoli (PTB), apresentou emenda pedindo destinação anual de recursos para a manutenção das estradas rurais. Marcos Antônio Martins, o “Marquinhos” (PTC), pede a pavimentação da Rua Rio Alumínio, a implantação de uma área de lazer (com parque, campo etc) no Dom Romeu, a construção de uma capela mortuária no Jardim Diamantina e outra no Jardim Ponta Grossa e a ampliação do CMEI do Dom Romeu. Por fim, Lucimar Scarpelini pede, através de emenda, que seja fornecido protetor solar para os agentes de saúde que prestam serviços nas casas, tendo em visto o grande risco de câncer de pele com a exposição diária ao sol, e a construção de creches no Jardim das Flores e no Jardim Interlagos.