Câmara realiza 3ª Sessão Ordinária de 2019

por imprensa — publicado 19/02/2019 08h55, última modificação 19/02/2019 08h59
Projeto sobre uso dos fogos de artifícios foi retirado de pauta
Câmara realiza 3ª Sessão Ordinária de 2019

Sessão Ordinária de 18 de fevereiro

Presidida pelo vereador Luciano Molina, a Sessão Ordinária desta segunda-feira (18/02) teve uma pauta extensa com 07 Projetos de Lei e Requerimentos para apreciação e votação dos vereadores. Todos os projetos são de autoria de vereadores do legislativo.

“Tivemos mais uma sessão ordinária com muitos projetos na pauta. No pequeno e grande expediente os vereadores abordaram vários assuntos de interesse da cidade e da comunidade. Buscamos soluções junto ao Executivo e demais órgãos competentes, através de requerimentos, indicações, entre outros para que sejam solucionados”, relatou o presidente.

Em segunda votação foram aprovados três projetos de lei, sendo 2 de autoria da vereadora Márcia de Sousa: que institui a Semana Municipal de Prevenção da Gravidez na Adolescência e o que institui distinção honorífica denominada Vulto Emérito no município de Apucarana. Este projeto recebeu o voto contrário do vereador Edson Freitas. O projeto de Lei nº 10/2019, também de autoria da vereadora, que institui a Semana de Conscientização sobre Segurança Alimentar e Nutricional, foi retirado de pauta a pedido da autora. Também em segunda discussão, foi aprovado o PL de autoria do vereado Franciley Preto Godoi, Poim, que concede o Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias ao pioneiro Sérgio Andrade Cardoso.

Em primeira discussão e voltando a pauta nesta segunda-feira, o PL nº 173/2018, de autoria da vereadora Márcia Sousa, que dispõe sobre o uso de fogos de artifícios silenciosos em eventos públicos e particulares em Apucarana, foi retirado de pauta a pedido da autora do projeto. Ela alegou que o projeto, apesar de ter sua livre tramitação aprovada pela Comissão de Justiça, Legislação e Redação, voltou ao plenário com novo parecer jurídico pela sua inconstitucionalidade. “Já que o projeto, segundo o parecer jurídico é inconstitucional, pedi a retirada de pauta para que seja feita algumas correções e reitero que ele voltará para votação, assim que estiver pronto e corrigido”, afirmou a vereadora.

Outros dois projetos foram aprovados em primeira votação: o nº 08/2019 que altera a Lei Municipal n º 056/2015, de 09/06/2015, que criou o Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial e o Projeto de Lei nº 13/2019, que concede o Título de Cidadão Honorário de Apucarana ao Delegado José Aparecido Jacovós, pelos relevantes serviços prestados a comunidade apucaranense. Delegado Jacovós ficou seis anos na chefia da 17ª Subdivisão Policial de Apucarana e agora está em Curitiba onde assumiu como Deputado Estadual, eleito nas eleições de 2018. O projeto é de autoria do vereador Rodolfo Mota.

SESSÃO ORDINÁRIA

A próxima Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Apucarana será na segunda-feira (25/02) e antecedendo a Sessão será realizada a Prestação de Contas referente ao 3º quadrimestre de 2018 pelo Executivo e Legislativo municipal.