Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara tira da pauta das extraordinárias matéria reestruturando Guarda Municipal

por Administrador publicado 16/05/2012 17h48, última modificação 08/04/2016 17h39
Os vereadores de Apucarana resolveram deixar de fora da pauta das sessões extraordinárias que acontecem nesta semana o projeto de reestruturação da Guarda Municipal.

O projeto vem causando polêmica, sobretudo por prever que os guardas passem a se utilizar de armas de fogo. “Nossa opinião é de que o assunto precisa ser melhor estudado, a fim de que tenhamos certeza sobre o treinamento dos guardas municipais, tanto na parte prática quanto na psicológica. Pessoalmente, até acho que esses profissionais podem andar armados, como ocorre em outras cidades. Porém, temos que seguir passo a passo e com a garantia de que ninguém será colocado em risco por um policial mal preparado”, afirma o vereador Aldivino Marques, o “Val” (PSC).

Para ele, é preciso ter em conta que os guardas municipais também correm risco nos enfrentamentos com a criminalidade, estando desarmados. Já houve situações em que os guardas precisaram enfrentar marginais com armas de eletro-choque, expondo-se a riscos. Já a vereadora Lucimar Scarpelini (PP) lembra que o projeto enviado pelo Executivo revoga a lei anterior e muda toda a estrutura administrativa da Guarda. “A subordinação, que antes era ao gabinete do prefeito, passa a ser ao Ideplan. Porém, a lei dá autonomia ao prefeito para regulamentar várias situações por decreto, inclusive a questão de o guarda andar armado”, frisa Lucimar.

Para ela, é preciso que o uso de arma esteja submetido às mesmas exigências que se faz à Polícia Civil e Militar. Lucimar também entende que deve ser exigido do comandante da Guarda Municipal que tenha formação superior e curso específico em segurança pública. O vereador Júnior da Femac (PDT) afirma que o momento é oportuno para se reavaliar o papel da Guarda Municipal. “Na minha opinião, a Guarda deve cuidar dos próprios públicos e da segurança nas escolas”, frisa o vereador.

O presidente da Câmara, Alcides Ramos Júnior (DEM), acredita que o projeto deve voltar à pauta na semana que vem. A Câmara realizou sessão extraordinária hoje e volta a se reunir nesta quinta e sexta-feira, às 10 horas. Na pauta, porém, apenas projetos enviados pelo Executivo tratando sobre crédito suplementar e remanejamentos.

16-05-2012