Candidatos a vereador do Projeto “Parlamento Jovem” visitam Câmara de Apucarana

por imprensa — publicado 24/04/2018 17h35, última modificação 24/04/2018 17h35
Os alunos foram recebidos pelo presidente Mauro Bertoli e pela autora do projeto, vereadora Márcia Sousa
Candidatos a vereador do Projeto “Parlamento Jovem” visitam Câmara de Apucarana

Recepcionados pelo presidente do legislativo Mauro Bertoli e pela vereadora Marcia Sousa, trinta e dois alunos dos Colégios Estadual Osmar Guaracy Freire, Padre José de Anchieta e Polivalente visitaram as instalações da Câmara Municipal de Apucarana na manhã desta terça-feira (25/04).

Candidatos a vereador pelo projeto Parlamento Jovem, os alunos cumpriram mais uma etapa do cronograma proposto pelo TRE para o desenvolvimento do projeto. No dia 09 de março o presidente Mauro Bertoli assinou o Termo de Adesão ao projeto Parlamento Jovem edição 2018 que tem como objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara de Vereadores, com diplomação e exercício de mandato.

“Estamos em uma fase importante do projeto. Recebemos os alunos na Câmara para que conheçam não só as instalações do legislativo, mas um pouco do trabalho que realizamos no dia a dia. O papel do vereador, a função que temos de legislar, fiscalizar e auxiliar as ações do executivo. Nossa meta é fazer com que as leis sejam cumpridas e aconteçam em benefício da comunidade. O Parlamento Jovem é um projeto promissor que coloca os jovens na política, com novas ideias, novas propostas e, é isso que queremos ver no final deste ano. Queremos os vereadores eleitos, através do Parlamento Jovem, com projetos que engrandeçam e contribuam para o desenvolvimento da nossa comunidade”, destacou Bertoli.

A autora do projeto Márcia Sousa explicou que a visita guiada tem como objetivo apresentar a estrutura física e o que faz cada setor dentro da Câmara. “A partir de agora eles começarão a ter noção de como é o poder legislativo, o que faz, o que nós podemos e o que nós não devemos fazer. Foi uma manhã produtiva, sanamos dúvidas, explicamos o nosso trabalho e o próximo passo será a visita guiada ao Fórum Eleitoral”.

A vereadora explicou ainda que os alunos que concorrem as 11 vagas na Câmara de Apucarana iniciaram a campanha política no dia 16 de abril. “Vamos ter as eleições no dia 15 de junho. Após teremos a diplomação, posse e uma primeira sessão na Câmara”, detalhou.

Concorrem a vaga no legislativo 22 alunos do Colégio Polivalente, 15 do Osmar Guaracy Freire e 05 Padre José de Anchieta, todos do 2º ano. No total são cinco partidos. “Quem poderá votar nas eleições são os alunos do 9º ao 3º ano do ensino médio, isso dentro das escolas escolhidas.  O TRE enviará os títulos eleitorais, exclusivo para a eleição. A votação será em urnas eletrônicas, como acontece em uma eleição normal”, explicou Márcia.

O cronograma, segundo a Escola Judiciária Eleitoral do Paraná, vai até o final do ano. “Na primeira sessão será realizada a posse e diplomação dos vereadores eleitos. Também será feita a eleição da Mesa Executiva. Em um segundo momento, próximo ao final do ano, será feita uma Indicação, um Requerimento e um Projeto de Lei. Esse Projeto de Lei, se tiver relevância para o município será sancionado pelo prefeito. Esse é um espaço de garantia de direito de cidadania. Um espaço onde o jovem pode começar a entender como é que se dá o processo legislativo. Espaço importante de valorização do legislativo”, concluiu a vereadora Marcia Sousa.