Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Capela do Distrito de Pirapó será reformada e ampliada

Capela do Distrito de Pirapó será reformada e ampliada

por imprensa — publicado 26/09/2019 08h30, última modificação 26/09/2019 12h00
O vereador Poim e moradores do Distrito comemoram a conquista
Capela do Distrito de Pirapó será reformada e ampliada

Capela do Pirapó será reformada e ampliada. Marcos Bueno, prefeito Junior da Femac e vereador Poim

A reforma e ampliação da Capela Mortuária do Pirapó é uma conquista que o vereador Poim e a comunidade do Distrito comemoraram na tarde desta quarta-feira (25/09).

Em solenidade realizada no gabinete, o prefeito Junior da Femac autorizou o início das obras de reforma da área de 105,41 metros quadrados e ampliação em 61,90 metros quadrados da Capela Mortuária do Distrito de Pirapó. Inaugurada no ano de 2004, juntamente com a Praça da Esperança, esta é a primeira grande intervenção feita no espaço ao longo destes 15 anos. “Além da ampla reforma, com melhorias na cozinha, troca de revestimento, revisão da cobertura, do abrigo de entrada e pintura, vamos realizar a remoção dos banheiros da parte interna e construí-los em anexo, resultando em mais espaço para a sala de velórios”, informou o prefeito.

A vencedora da licitação foi a empresa Pires Construções e Empreendimentos Ltda, de Apucarana. O valor do investimento é de R$109.879,61, com recursos do caixa municipal, sendo R$54.203,46 referente às intervenções de reforma e R$55.676,15 à ampliação. O prazo para execução dos serviços é de até 150 dias. “Quero aqui destacar a luta do vereador Poim por esta e outras obras para o distrito. Pode existir uma pessoa que ame o Pirapó, mas mais que o Poim não há”, enalteceu Júnior. “O Pirapó tem uma capela muito acanhada, mas com essas melhorias ganhará um novo espaço, que vai atender melhor às necessidades da comunidade”, frisou o prefeito.

O vereador Poim parabenizou o planejamento e reafirmou o apoio dos nove vereadores da base ao trabalho que vem sendo desenvolvido. “As pessoas hoje enxergam na prefeitura pessoas de caráter, que não vendem sonhos, mas sim realidades. Uma gestão transparente com prefeito e secretários, que amam a cidade. Uma prefeitura de gabinete aberto. Não só o Pirapó, mas a cidade toda ganhou muito com esta gestão Beto Preto/Júnior da Femac, por isto podem contar sempre com os vereadores da base”, pontuou Poim

Morador do Distrito de Pirapó, Carlos César Bovo, agradeceu o investimento liberado pela prefeitura. “Antes do prefeito Beto Preto e agora com o Júnior da Femac, Apucarana caminhava devagar, igual a um fusca. Hoje a gente anda por toda a cidade e vê que tudo está evoluindo rapidamente, na velocidade de uma Ferrari”, comparou.

NOVAS CAPELAS MORTUÁRIAS

Durante o ato, que contou com a presença da vereadora Márcia Sousa, do diretor-presidente da Autarquia dos Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa), Marcos Bueno, do secretário Municipal de Obras, Herilvelto Moreno e moradores do Distrito de Pirapó, o prefeito Júnior da Femac revelou projetos para a construção de mais capelas mortuárias.

“Minha missão é dar continuidade ao planejamento da Gestão Beto Preto. Temos aqui a presença da vereadora Márcia, que tem um carinho muito grande por esta região, então assumo hoje o compromisso de viabilizar uma capela mortuária em área entre o Jardim Colonial e o Residencial Sumatra. No Distrito de Correia de Freitas a igreja também quer nos disponibilizar uma área e estamos estudando a possibilidade, assim como para o Distrito de Caixa de São Pedro, cuja construção de uma capela mortuária também é uma vontade da administração municipal”, disse Júnior da Femac.

Na sequência da edificação das capelas, o planejamento prevê a construção da sede própria da Aserfa. “Ainda não há uma definição do local. Pode ser junto à capela central, não sabemos ainda, mas certamente será um projeto arquitetônico moderno, com tudo de melhor que pode ser oferecido para este tipo de serviço”, conclui o prefeito.

Realizações – O prefeito Júnior da Femac aproveitou a solenidade para lembrar de todo o planejamento da gestão no setor dos serviços funerários. “Em 2013, no início do mandato o Beto Preto adotou uma postura corajosa e republicou toda a normativa que municipalizou, em 1989, os serviços funerários em Apucarana. Uma coisa incrível, que acabou com a disputa por caixão em nossa cidade, pois no momento mais difícil para uma família, que é a perda de um ente, não pode imperar o dinheiro mais sim a humanidade. Com a municipalização podemos oferecer um serviço de baixo custo”, destacou o prefeito.

Júnior salientou ainda que a partir de então a gestão Beto Preto deu andamento a uma série de outras realizações. “Adequamos nossos cemitérios de acordo com as normas do IAP, construímos as capelas mortuárias do Jardim Ponta Grossa e do Distrito de Vila Reis, adquirimos o terreno e fizemos projeto do novo cemitério municipal (Morada da Paz), que vamos licitar a construção em breve, e promovemos uma ampla reforma e ampliação da capela mortuária central, cujas obras estão na reta final”, concluiu.

Fotos: Edson Denobi (PMA)