Centro de Atendimento ao Idoso é aprovado em primeira votação

por imprensa — publicado 27/08/2019 09h55, última modificação 27/08/2019 10h35
O projeto de autoria dos vereadores Lucas Leugi e Marcos da Vila Reis atenderá pessoas da terceira idade
Centro de Atendimento ao Idoso é aprovado em primeira votação

Sessão Ordinária de segunda-feira 26-08

O projeto de Lei nº 120/2019, de autoria dos vereadores Lucas Leugi e Marcos da Vila Reis, que dispõe sobre a criação do Centro de Atendimento ao Idoso (CAI), foi aprovado em primeira votação pelos vereadores na tarde desta segunda-feira (26/08), na 25ª Sessão Ordinária, da Câmara de Apucarana. O projeto precisa passar por mais duas votações e ser sancionado pelo prefeito Junior da Femac. Depois da publicação, vira Lei. As próximas votações acontecem no dia 02 e 09 de setembro.

Segundo justificativa, o principal objetivo do projeto é proporcionar ao idoso e seus familiares, bem-estar social, melhor qualidade de vida e melhor integração social. “Inúmeras vezes assistimos ao noticiário e vemos vários acidentes com idosos por estarem em casa e, por possuírem mobilidade reduzida não conseguem transitar no imóvel. Tem dificuldade de se alimentar sozinho, tomar medicação e até mesmo tomar um banho. Muitos deles dependem de alguém que cuide e a maioria das vezes dependem de familiares, que precisam sair para trabalhar”, explicou Leugi.

Marcos da Vila Reis completou dizendo que as famílias não têm onde deixar os idosos e muitas vezes acabam deixando o emprego – única fonte de renda da casa. “Precisamos sim, de um lugar que ampare os idosos para que seus familiares possam trabalhar e ter renda para medicamentos e manter a casa”, disse o vereador. “O número de idosos cresce a cada dia e não podemos desemparar quem cuidou e lutou por nós e pela cidade”, justificam os vereadores.

Leugi se comprometeu, durante a votação, a buscar recursos federais e estaduais junto aos deputados e senadores que representam o Paraná. “Já falei com o senador Flávio Arns e também vou conversar com o deputado federal Aliel Machado. Tenho certeza que vamos ter ajuda dos deputados. O Marcos da Vila Reis, também vai falar com o deputado federal Diego Garcia. Vamos atrás dos recursos necessários para que o Município não fique só com o ônus”, afirmou o vereador e autor do projeto.

O PROJETO

No projeto fica estabelecido que o CAI atenderá idosos a partir de 65 anos, no horário das 08 às 17 horas. O atendimento deverá ser feito por uma equipe de pelo menos um nutricionista, enfermeiro, educador físico, psicólogo, pedagogo, além de outros profissionais da área da saúde.

O número de vagas será destinado para famílias de baixa renda, que não tem com quem deixar os idosos que vivem como eles, quando saem para seus trabalhos. Todas as regras serão estabelecidas pelo Executivo Municipal.

A prefeitura de Apucarana poderá firmar convênios com empresas privadas e entidades para manutenção e criação de centros de atendimentos aos idosos.