Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Colégio Agrícola mostra potencial para visitantes

Colégio Agrícola mostra potencial para visitantes

por Administrador publicado 13/10/2009 13h18, última modificação 08/04/2016 17h39
Vereadores iniciaram a série nesta semana, conhecendo estrutura da entidade que fez 50 anos em 2008. O Colégio Agrícola Manoel Ribas, de Apucarana, está abrindo suas portas para uma série de visitações de entidades da cidade e de toda a região.

A idéia de abrir o Colégio e mostrar a sua potencialidade começou no ano passado, quando ele completou 50 anos: ele foi fundado no dia 2 de abril de 1958. Sua estrutura ocupa uma área de mais de 40 alqueires, localizada praticamente dentro da cidade de Apucarana. “Apesar de ter mais de 50 anos e da sua importância na educação de inúmeros jovens vindos de todo o Paraná, de outros estados e até do Paraguai, muitos apucaranenses ainda desconhecem o que é o Colégio Agrícola”, afirma Evanildo Mantini, diretor geral.

Ele tem como auxiliares Nilton Fukushima, diretor da Escola Fazenda, e Ilvo Danilo Hennig, diretor pedagógico, além de uma equipe que compreende 42 professores e 52 funcionários. Segundo o grupo, o objetivo de abrir o Colégio para visitações é ter entre os formadores de opinião pessoas capacitadas a defender o nome da instituição e a propagá-la como ferramenta para o desenvolvimento do meio rural, fomentando a geração de emprego e renda para milhares de famílias que vivem no campo.

Nesta semana, o Colégio Agrícola recebeu uma comitiva formada pelos vereadores de Apucarana. Eles assistiram a um vídeo institucional, no salão nobre, apresentando a história e o perfil da entidade, depois saborearam um café da tarde preparado com produtos cultivados na fazenda do Colégio. Seus 260 alunos são provenientes do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e, neste ano, até do Paraguai. O curso de Técnico em Agropecuária, por exemplo, visa contemplar a formação nas áreas agrícolas e zootécnica, ou seja, produção vegetal e animal, procurando fomentar a proposta de interdisciplinaridade entre as duas áreas de conhecimento, além de preparar profissionais capazes de participar ativamente do processo organizacional e prático de empresas públicas e privadas.

Vem chamando a atenção também o curso de Técnico em Meio Ambiente. O profissional da área poderá executar ações de preservação dos recursos naturais, controle e avaliação dos impactos ambientais, realizar atividades de prevenção da poluição por meio da educação ambiental não escolar, da tecnologia ambiental e da gestão ambiental, diminuindo os efeitos negativos causados na natureza. Os profissionais saem do curso aptos a atuar nos setores público, privado, em ONGs e OSCIPs e também como autônomos.

O professor Mateus Falleiros, que é engenheiro agrônomo e doutorando em solos pela UEM, pediu aos vereadores que ajudem a conscientizar os empresários de Apucarana e região sobre a importância do curso de Técnico em Meio Ambiente. “Temos mais de 90% dos nossos alunos já colocados dentro das empresas para gerenciamento de resíduos sólidos e outras questões ambientais”, explicou Falleiros. A sugestão é que as empresas mandem funcionários à noite para o Colégio Agrícola, onde eles poderão ser capacitados pela equipe do curso de Técnico em Meio Ambiente. Outros cursos estão a caminho para o Agrícola, entre eles o de Técnico em Agroindústria.

Os vereadores visitaram a fazenda do Colégio Agrícola, chamando a atenção o orquidário, a suinocultura, o laticínio, a criação de ovelhas, de coelhos, de aves, as horas e vários outros setores. “O Colégio Agrícola sente-se honrado em receber representantes de Apucarana e região e em ampliar a parceria e a interação com as comunidades onde atua”, salienta Evanildo Mantini.

A repercussão também foi boa entre os vereadores. Carmelo Ribeiro (PTC), que se formou técnico em Agropecuária pelo Colégio Agrícola de Cândido Mota (SP) em 1975, gostou do que viu. “Eles têm uma estrutura bastante adequada para aulas teóricas e práticas, o que é realmente o que importa”, assinalou. Júnior da Femac (PDT) classificou o Colégio Agrícola como um patrimônio valioso de Apucarana e do Paraná. E o presidente da Câmara, Mauro Bertoli, destacou a importância do programa de visitação à entidade. “Vamos entrar em contato com os presidentes das câmaras da região e sugerir que organizem grupos de visitação, pois eles podem, através disso, encaminhar muitos jovens para cá, a fim de que adquiriram conhecimentos técnicos e ajudem de forma direta no desenvolvimento de suas comunidades”, frisou Bertoli, que também é presidente da Associação das Câmaras do Vale do Ivaí (Acavi). Também integraram a comitiva os vereadores Valdir Frias, José Airton Araújo (Deco), Aldivino Marques (Val), Marquinhos do Bicho e Lucimar Nunes Scarpelini.