Comandante da Guarda Municipal faz balanço das ocorrências atendidas entre janeiro a julho de 2019
Na Sessão Ordinária desta segunda-feira, comandante da GM faz balanço de atendimentos
A Guarda Municipal de Apucarana atendeu 3.150 ocorrências de janeiro a julho de 2019, segundo dados divulgados pelo comandante Alessandro Pereira Carletti, que também responde pela diretoria Operacional da Defesa Civil Municipal, durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira (26/08), na Câmara Municipal de Apucarana.
Neste período foram realizadas 2.043 rondas preventivas, seguida por 234 ocorrências de trânsito, 171 Abordagens e 150 atendimentos a comunidade. Atualmente a Guarda Municipal dispõe de grupos especiais para atendimentos e acompanhamentos de ações. O grupo ambiental atua no atendimento da área do meio ambiente; outro núcleo de atuação da Guarda – Escolar - concentra o atendimento junto à Autarquia Municipal de Educação, com a manutenção de homens e viatura dando expediente diariamente junto a AME e nas escolas e creches , formando assim o grupo da Patrulha Escolar Municipal e uma terceira equipe – Maria da Penha - que trabalha de forma permanente na Secretaria da Mulher e da Família, visando atender as demandas do novo mecanismo de segurança: “Botão do Pânico”.
Também, segundo Carletti, a Guarda mantém seus grupos de trabalho para realizar as demais atribuições como a segurança patrimonial dos prédios e logradouros públicos, serviços de trânsito, acompanhamento de eventos municipais e apoio às atividades da prefeitura.
“Agradecemos, em nome de toda corporação o apoio que recebemos do prefeito Junior da Femac e do secretário de Governo, Laércio de Morais, que responde pela pasta que atuamos, no respaldo que nos dão com relação ao trabalho que realizamos. Estamos bem assistidos e a Guarda trabalha em todas as frentes de atendimento aos apucaranenses. Durantes o primeiro semestre fizemos mais de 3.000 atendimentos e no segundo semestre os trabalhos vão ser intensificados”, afirmou o Comandante.
SELO SESI ODS 2019
Carletti anunciou que a Guarda Municipal irá receber, em setembro, o Selo Sesi ODS 2019. O selo é um reconhecimento de ações e projetos já realizados por indústrias, empresas, organizações não governamentais e instituições públicas em torno dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
A vereadora Márcia Sousa parabenizou a Guarda Municipal pelo trabalho realizado e pelo prêmio que irão receber. “A Guarda Municipal de Apucarana é a 1ª Guarda que vai receber o Selo ODS. Merecido prêmio pelo trabalho que desempenham em toda cidade”, comemorou.
Gentil Pereira fez um agradecimento pelo trabalho realizado pela GM que sempre acompanha campanhas realizadas em todo município. “Agradecemos a presteza com que sempre nos atendem e, atendem a comunidade”. O vereador Lucas Leugi e Deco também parabenizaram pela conduta e trabalho de todos os guardas da corporação.
O presidente do legislativo, vereador Luciano Molina destacou que a Guara Municipal tem atendido os munícipes em várias questões. “Apucarana é um grande município e a Guarda Municipal tem feito um trabalho em todas as regiões. Tem trabalhado também em conjunto com as Polícias Militar e Civil e isso mostra a integração das forças de segurança no nosso município. Cumprimento todos os integrantes pelo exemplar trabalho.
ATENDIMENTOS
Os demais atendimentos relacionados pelo comandante de janeiro a julho foram:
Perturbação do Sossego – 76
SAMU – 73
Secretarias Municipais – 48
Acidentes de Trânsito – 39
Meio Ambiente – 36
Orientações de Transito – 31
Assistência Social – 25
Defesa Civil – 22
Furto – 21
Encaminhamento a DP – 20
Maus tratos a animais – 19
Controle de Trânsito – 19
Ocorrências não atendidas – 17
Ameaça – 17
Veículos abandonados – 12
Desacato – 12
Veículos recuperados – 11
UPA – 11
Botão do Pânico – 10
Danos ao Patrimônio – 8
Carreata – 7
Embriaguez ao Volante – 5
Vandalismo – 5
Maus tratos a crianças – 4
Maria da Penha – 4
GRUPO PATRULHA ESCOLAR MUNICIPAL
Na Patrulha Escolar Municipal foram realizadas 14 abordagens, 3 palestras, 239 visitas escolares, 70 patrulhamentos e 27 controles de trânsito.
BOTÃO DO PÂNICO
Mulheres em situação de violência doméstica e que possuem medidas protetivas de urgência têm um dispositivo de segurança preventiva denominado de “Botão do Pânico”. Quando necessário, aciona imediatamente uma viatura, além de gravar tudo o que acontece ao redor, a partir do instante em que é pressionado.
No período, desde de foi implantado em abril de 2019, foram feitos 47 testes, sendo 5 negativos e 42 positivos; 31 visitas; 3 prisões medida protetiva e 10 acionamentos.
TELEFONE 153
A Guarda Municipal pode ser acionada pelo telefone 153, para atendimento dentro das atribuições definidas para a corporação. Já os casos que são relativos à atuação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Policia Rodovia Federal serão devidamente repassados às instituições.
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana