Comissão de Controle Interno entrega, ao presidente Molina, relatório de atividades realizadas no Legislativo
professor Molina recebe relatório da Comissão de Controle Interno
O presidente da Câmara de Apucarana, professor Molina e o diretor Luiz Carlos Balan, se reuniram esta tarde com o presidente da Comissão de Controle Interno, Dr. Wilson Roberto Penharbel e os demais membros, José Carlos Sabino da Silva e Marilza Bossa Wszolek. Na oportunidade, eles entregaram ao presidente Molina o relatório bimestral com todas as atividades desenvolvidas, dia a dia, pelos servidores do legislativo apucaranense.
A medida inédita na Câmara, concentra mais de 300 páginas com atividades descritas pelos servidores, do trabalho que realizam dentro dos 11 departamentos, entre eles: Procuradoria Jurídica, Imprensa, Almoxarifado e Frota de carros, Patrimônio, Licitação, TI, Finanças e Contabilidade, RH e Portal da Transparência, Assessoria Técnica e Legislativa, diretoria administrativa e telefonia.
“O Controle Interno atua em todas as áreas da Câmara, cobrando relatórios, o que está sendo produzido, cobrando da contabilidade, do RH, do Jurídico, enfim a produção. Também norteia o trabalho da presidência. E eles apresentaram esse relatório, com mais de 300 páginas. Vamos ter esse trabalho bimestral que nos dará uma noção de gasto e de outras funcionalidades”, disse Molina.
Segundo ele, o relatório ficará com a Comissão e estará à disposição para verificação e checagem. “É a transparência que estamos dando à Câmara de Apucarana. Fiquei feliz com os resultados do 1º bimestre e vamos fazer todos os bimestres para que os munícipes tenham, também, a melhor visão do nosso legislativo”.
Segundo o presidente do Controle Interno, Dr. Wilson, “os relatórios apresentados pelos diversos setores encontram-se conforme a legislação vigente e atenderam as necessidades fiscalizatórias da controladoria. Informa-se ainda que, a presidência em cumprimento da Lei que institui o Controle Interno, delegou ampla e transparente autonomia para que os membros da Comissão realizassem o trabalho que aqui foram encarregados”, completou.
CONTROLE INTERNO
O Controle Interno é o sistema que busca fiscalizar. Criado no âmbito municipal pela Lei nº 168/2003 em atividades cooperativas para o cumprimento das normas do Tribunal de Contas do Paraná e Ministérios Públicos a fim de que os recursos cumpram as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal e dos princípios constitucionais do Art. 37 da Constituição Federal especialmente na legalidade, eficiência, publicidade, impessoalidade, moralidade pública e segurança jurídica.
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana