Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Comitiva do Sudoeste conhece Projeto Oásis de Apucarana

Comitiva do Sudoeste conhece Projeto Oásis de Apucarana

por Administrador publicado 09/03/2010 12h44, última modificação 08/04/2016 17h39

09/03/2010Em uma visita de intercâmbio, 45 pessoas envolvidas no projeto ambiental “Água e Qualidade de Vida”, desenvolvido em 27 municípios do Sudoeste do Paraná com patrocínio da Petrobras, estiveram nesta terça-feira (09/03) em Apucarana para conhecer a experiência do Projeto Oásis. Executado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo em parceria com a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, Sanepar e outras entidades parceiras, a iniciativa apucaranense remunera desde o início deste ano, produtores rurais cadastrados no programa que já efetivamente protegem suas nascentes e recompõem as matas ciliares e reserva legal. Durante a estada na cidade, o grupo participou de um momento de troca de informações no plenário da Câmara de Vereadores e, posteriormente, visitou algumas propriedades onde o programa já funciona. “O mundo tem pressa de mudanças. Diante das respostas da natureza à degradação, o homem está felizmente despertando para a necessidade emergente de preservarmos a criação de Deus”, disse o vice-prefeito e secretário de Governo, Waldemar Garcia (PSDB), que recepcionou a comitiva na companhia do secretário de Meio Ambiente e Turismo, João Batista Beltrame (Joba), presidente da Câmara, Mauro Bertoli (PTB) e do coordenador municipal do projeto Oásis, Satio Kayukawa.

O Sudoeste do Paraná possui aproximadamente 45 mil propriedades rurais de economia familiar. “Era uma angústia nossa enquanto região poder vir e conhecer a experiência deste projeto que remunera por serviços ambientais. Quem preserva merece receber. Apucarana é o primeiro e único município do estado a transformar isso em lei, por isto está de parabéns. Este intercâmbio é muito importante, sobretudo em nível de Paraná, com suas mais de 320 mil propriedades rurais. Queremos produtos limpos, pois de nada adianta produzir muito sem que haja qualidade de vida. Cuidar do meio ambiente desde já é imprescindível para que haja vida digna no campo”, assinalou o agricultor de Francisco Beltrão, Luiz Perin, representante da comitiva, que convidou Apucarana para também enviar um grupo de reconhecimento à região Sudoeste.

A falta de uma cultura paranista de troca de experiências foi levantada pelo secretário Joba. “Vejo que a idéia de vocês é também tão importante quanto a de Apucarana, mas confesso que não a conhecia ainda. É uma pena que o Paraná não tem uma cultura de integração, infelizmente o estado é divido em três ou quatro grandes regiões bem separadas. Precisamos mudar isso, nos comunicar mais, buscar juntos trocar idéias para encontrarmos soluções para questões comuns a todos os municípios. Fico feliz em ver projetos como estes dando certo, avançando, é a prova de que o Brasil tem jeito”, disse Joba. Em relação à iniciativa de Apucarana, o secretário realizou uma apresentação multimídia traçando um histórico evolutivo. “É uma idéia simples, primária, mas que sofreu um processo de amadurecimento tal, que hoje é um exemplo a ser seguido pelo Brasil”, disse Joba.

Projeto visitante - O projeto “Água e Qualidade de Vida” é realizado pela ACESI (Associação do Centro de Educação Sindical), com patrocínio do Programa Petrobrás Ambiental e em parcerias com prefeituras, universidades do sudoeste, sindicatos, além de outras entidades. Desenvolvido principalmente nas pequenas propriedades rurais, visa medidas de preservação ambiental dos cursos d’água e das fontes de água potável para o consumo das famílias. Não há remuneração aos que preservam.

Projeto Oásis - Uma iniciativa inédita no Paraná que visa melhorar a quantidade e qualidade da água dos rios que cortam o município e abastecem até mesmo outras cidades, o Projeto Oásis remunera financeiramente, em um primeiro momento, proprietários rurais da Bacia do Rio Pirapó - dentro dos limites de Apucarana - que preservam as florestas e matas ciliares, especialmente aquelas áreas com nascentes. Ao longo de 2010, via Fundo Municipal de Meio Ambiente, serão repassados ao grupo de 63 produtores um total de R$143 mil, com repasses individuais ao produtor que variam de R$850 a R$7 mil por ano.

Serviço: O proprietário rural de Apucarana interessado em aderir ao Projeto Oásis pode obter mais informações na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, pelos telefones 3423-0142 ou 3424-2633.

Confira aqui a LEGISLAÇÃO sobre o projeto OASIS

Fonte: