Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Dirigentes do Grêmio Estudantil do Cerávolo visitam a Câmara

Dirigentes do Grêmio Estudantil do Cerávolo visitam a Câmara

por Assessoria de Imprensa publicado 05/07/2023 15h08, última modificação 05/07/2023 15h08
Legislativo municipal tem recebido constantes visitas de alunos do ensino médio das redes pública e privada da cidade.
Dirigentes do Grêmio Estudantil do Cerávolo visitam a Câmara

Dirigentes do Grêmio Cerávolo ocupam a mesa diretora da Câmara enquanto conversam com o vereador Tiago Cordeiro, durante visita ao Legislativo Municipal, nessa semana

Um grupo de dirigentes do movimento estudantil de Apucarana esteve em visita à Câmara Municipal de Apucarana, nesta semana. A equipe de estudantes é da diretoria do Grêmio Estudantil do Colégio Izidoro Luiz Cerávolo, recentemente eleita.

Os líderes estudantis de um dos maiores e mais tradicionais colégios de Apucarana e região – O Cerávolo está comemorando 70 anos em 2023 - foram recepcionados pelo vice-presidente da Câmara, vereador Tiago Cordeiro (MDB) e pelo presidente da Juventude do MDB, Jean Oliveira. Para Tiago Cordeiro, é de vital importância para a democracia que a juventude se insira na vida social, cultural e política da cidade. “Isso enriquece a experiência e a prática política. A participação popular, especialmente através de nossos jovens, fortalece a cidadania e revitaliza as relações políticas”, disse. "A Câmara está sempre aberta à nossa comunidade e estimula a participação de todos", afirma.

Estiveram na Câmara a presidenta do Grêmio Estudantil, Milena Ramos Marques; a tesoureira Isabela Toschi, a diretora de cultura, Eduarda Tschmerizja e o diretor de saúde e meio ambiente, Elias de Osti. Eles foram eleitos recentemente para o Grêmio, em eleições disputadas com mais duas chapas, inclusive com direito a debates entre os candidatos. A chapa 3, denominada Vanguarda, liderada por Milena, foi a vencedora da disputa.

Além de conhecer todos os setores e as instalações da Câmara, os estudantes também puderam conversar com técnicos e com o vereador Tiago Cordeiro sobre a rotina do Poder Legislativo.

Neste semestre, diversas turmas de escolas e colégios da rede pública e privada de Apucarana estiveram em visitas na Câmara Municipal. Os estudantes do novo ensino médio passam pelos chamados Itinerários formativos, em que, entre outras abordagens trabalhadas, estão as Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e, neste tema, os professores trabalham uma série de questões, como cidadania, divisão e papéis dos poderes constituídos.

A Câmara Municipal de Apucarana realizou, neste semestre, uma sessão ordinária nas dependências do Cerávolo, como parte da programação alusiva aos 70 anos comemorados pelo colégio. Foi a terceira vez que isso ocorreu. Nas duas ocasiões anteriores, também sob presidência do vereador Luciano Molina, antes da pandemia, a Câmara de Apucarana realizou sessões ordinárias nos colégios São José e Nilo Cairo.