Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em Apucarana, alunos dos Colégios Cívico-Militares recebem uniformes

Em Apucarana, alunos dos Colégios Cívico-Militares recebem uniformes

por Departamento de Imprensa publicado 24/09/2021 22h41, última modificação 24/09/2021 22h41
Ao lado do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto e do prefeito Junior da Femac os vereadores e vereadora participaram do ato
Em Apucarana, alunos dos Colégios Cívico-Militares recebem uniformes

Alunos recebem uniformes

O presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Franciley Preto Godoi, Poim, ao lado dos vereadores Luciano Facchiano, Rodrigo Recife, Luciano Molina, Moisés Tavares e da vereadora professora Jossuela, da entrega de uniformes aos alunos matriculados nas três instituições de ensino de Apucarana que adotaram o modelo cívico-militar: Colégio Tadashi Enomoto, no Núcleo Habitacional Afonso Camargo, onde foi realizado o ato, Prefeito Carlos Massareto, na Vila Nova e Padre José Canale, no Jardim Ouro Verde.

A entrega oficial dos uniformes, composto por camiseta, abrigo e moletom, foi feita pelo Secretário de Estado da Saúde, Dr. Beto Preto, que no ato representou o Governador Ratinho Júnior, prefeito de Apucarana, Júnior da Femac, chefe do Núcleo Regional de Educação, professor Vladimir Barbosa da Silva, comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (10º BPM), tenente-coronel Marcos José Facio, presidente da Câmara, Poim e pelos diretores das instituições.

“Inicialmente era previsto a criação de 40 colégios com este novo modelo de gestão escolar. Com o anúncio, houve interesse de todos os núcleos regionais do Paraná, e logo este número saltou para 100. Com a aprovação de lei junto à Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), hoje 9% de todos os colégios estaduais do Paraná, ou seja, 203 unidades, desenvolvem este modelo implantado pelo mandato inovador do Governador Ratinho Júnior”, disse Beto Preto, que declarou estar emocionado em representar o Governo do Paraná na cidade onde foi prefeito. “Os alunos que estão hoje aqui passaram pela rede municipal enquanto estava à frente da prefeitura. São pedras preciosas que temos nas mãos e por isso precisamos lapidá-las com amor e carinho, pois mais à frente serão elas que vão transformar a história”, assinalou o secretário de Estado da Saúde.

Os colégios que desenvolvem o novo modelo de gestão escolar oferecido pelo governo estadual tiveram a inclusão aprovada após consulta pública com professores, funcionários, alunos maiores de 18 anos e pais e responsáveis legais de estudantes das escolas. “A entrega destes uniformes carrega um grande simbolismo: a escola está voltando, a esperança e a vida estão voltando”, disse Beto Preto que foi bastante parabenizado no evento pela forma com que vem conduzindo as ações de combate à Covid-19 no Paraná desde o início da pandemia.

Ao lado da esposa Carmem Lúcia Izquierdo Martins, que estudou no Colégio da Polícia Militar do Paraná, em Curitiba, o prefeito Júnior da Femac salientou aos alunos a importância do estudo. “Os colégios militares dão certo e eu posso provar. Minha esposa Carmem, estudou em colégio deste modelo e hoje é administradora de empresas. Não há outro caminho na vida para o sucesso profissional, tem que estudar e vocês estão hoje em uma das melhores instituições de ensino de Apucarana, de onde certamente terão muitas oportunidades boas pela frente”, disse o prefeito, destacando o trabalho do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e a atenção do Governador Ratinho Júnior por Apucarana. “Temos um governador de 41 anos de idade, oriundo do Vale do Ivaí, que tem viabilizado muitos investimentos para o desenvolvimento não só de Apucarana, mas de toda região. Um exemplo são os colégios cívico-militares, que vão garantir uma geração ainda mais preparada”, pontuou Júnior da Femac.

Com o novo formato, os alunos têm aulas adicionais de Português, Matemática e Civismo, com ênfase no estudo de leis e cidadania. Os estudantes do Ensino Médio têm ainda aulas de Educação Financeira. A gestão dos colégios é compartilhada entre o diretor civil e o militar. O primeiro permanece encarregado das questões pedagógicas e o outro é responsável pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança e atividades cívico-militares. Cada escola tem de dois a quatro monitores militares, conforme a quantidade de alunos. O programa é o maior do País na área.

Entre as autoridades presentes estiveram ainda os deputados Federais Sargento Fahur e Luíza Canziani, e os Deputados Estaduais Soldado Adriano José, Delegado José Aparecido Jacovós e Tiago Amaral, diretores civis e militares, professores e outros funcionários dos colégios cívico-militares de Apucarana.