Em Sessão Extraordinária, vereadores aprovam 70 projetos para limpeza de pauta

por imprensa — publicado 18/12/2019 14h20, última modificação 18/12/2019 14h29
Subsídios para a próxima legislatura foram aprovados em primeira votação. Valores serão congelados
Em Sessão Extraordinária, vereadores aprovam 70 projetos para limpeza de pauta

Sessão Extraordinária de 18 de dezembro

Em Sessão Extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira (18/12), na Câmara Municipal de Apucarana, os vereadores votaram e aprovaram, em primeira discussão, o projeto de Lei que fixa, em parcela única, o subsídio mensal do prefeito, vice-prefeito, secretários Municipais e Procurador Jurídico do Município, a partir de 1º de janeiro de 2021, para a legislatura 2021 a 2024. O projeto foi aprovado por 7 votos a 2.

Também foi votado e aprovado, por unanimidade dos vereadores presentes, o projeto de lei que fixa os subsídios dos vereadores, presidente da Câmara Municipal, Diretor Administrativo e Procurador Geral do Legislativo, para a próxima legislatura de 2021 a 2024, que será eleita no pleito municipal do ano que vem.

Os subsídios aprovados são os atuais e os valores ficaram congelados para os próximos vereadores, presidente da Câmara Municipal, Diretor Administrativo, prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e procurador jurídico tanto do Executivo como do Legislativo.

PROJETOS EM PAUTA

Ainda na sessão foram votados sete projetos de lei sendo cinco de autoria do Executivo, que autoriza a prorrogação da concessão do uso do Parque da Redenção à Mitra Diocesana de Apucarana; alteração dos dispositivos da Lei Municipal nº 58, de 10 de julho de 1997, que trata do Sistema de Cargos e Carreira do Funcionalismo Público Municipal; autorização de alienação de imóvel e concessão de incentivos para a empresa Pandaplast e alteração da Lei nº 68 de 15/08/1997, alterada pela Lei Municipal 020 de 29 de março de 2018, que trata do Sistema de Cargos e Carreiras da AMS, alterando o nível de vencimento do cargo de Operador de Comunicação.

PROJETOS DO LEGISLATIVO

Outro projeto aprovado foi do vereador Lucas Leugi que concede o Diploma e Méritos em Tarefas Comunitárias a Igreja Evangélica Assembléia de Deus pelos 70 anos de serviços prestados à comunidade apucaranense. Segundo Leugi a Igreja foi inaugurada em janeiro de 1950, quase juntamente com a abertura do município de Apucarana. “A Igreja foi fundada pelo pastor Mialik e presidida por este, em seguida pelo Pastor Rubens e há mais de 30 anos é presidida pelo Pastor Daniel Acioli”, justificou.

De autoria do vereador Marcos da Vila Reis, foi aprovado o projeto que declara de Utilidade Pública o Instituto Colmeia de Cidadania, que tem por objetivo fortalecer a cidadania a partir de projetos de superação das diversas formas de vulnerabilidade social presentes na sociedade. Está em Apucarana desde 2013 realizando grandes trabalhos em benefício da comunidade.

O projeto de autoria da vereadora Márcia Sousa, que dispõe sobre a reserva de vagas para as mulheres nos estacionamentos públicos e privados no município de Apucarana, foi retirado de pauta pela ausência da vereadora na sessão.

Cinquenta e oito Projetos de Decreto Legislativo também foram aprovados referendando o Termo de Cooperação entre o Município de Apucarana e produtores rurais com o objetivo de participar do Programa Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Apucarana.

SESSÕES CONTINUAM

As próximas sessões serão realizadas na quinta e sexta-feira (19 e 20/12), às 10h30.