Em Sessão Extraordinária, Vereadores aprovam projeto que altera os vencimentos do Médico I da AMS
Sessão Extraordinária de 01 de abril
Aperfeiçoar o quadro de pessoal e garantir melhores condições de trabalho e remuneração aos profissionais da área médica e dos servidores municipais de Apucarana, é o principal objetivo da administração municipal. Desde 2017, o Município de Apucarana vem instituindo uma Política de Valorização Profissional que passa pela melhoria das condições de trabalho e dos serviços de apoio e incremento de remuneração.
Em 2018 houve um importante acréscimo salarial no valor inicial da carreira, tão almejado pelos profissionais que atendem a população, passando o nível de 102 para 112. Ontem a Câmara aprovou em primeira discussão o Projeto de Lei, de autoria do Executivo Municipal, que propõe uma nova adequação aos vencimentos do cargo de Médico I, alterando, desta vez, o nível inicial da carreira de 112 para 123, na tabela de vencimentos.
De acordo com a justificativa do prefeito Junior da Femac, “a medida adequa os valores pagos pelo Município de Apucarana àqueles ofertados por Maringá e Londrina, tornando a remuneração do cargo em nossa cidade tão atrativa quanto aquela paga em municípios de maior porte”. Ele diz ainda que a alteração contribui para que mais profissionais se interessem por concursos públicos futuros e “garante aos profissionais que estão em atividade, a permanência nos nossos quadros”.
O presidente, Luciano Augusto Molina Ferreira, falou da importância do projeto. “Estamos com dificuldades na contratação e manutenção na área de médicos em nossa cidade, perdendo alguns profissionais para municípios que pagam um pouco mais. Com a aprovação deste projeto poderemos ter mais médicos em nossa cidade, poderemos pagar um pouco mais nos seus salários, já que fazem um bom trabalho para a nossa comunidade, e é isso que queremos. Temos que pensar sempre no bom atendimento a todos. Levar as soluções. Estamos passando por um bom momento na saúde, não só aqui na nossa cidade, como em todo o Estado, uma vez que temos o Beto Preto como Secretário, o Junior da Femac como prefeito e, podemos esperar o melhor. A expectativa não só do Executivo, mas como do Legislativo é que mais médicos possam vir trabalhar aqui em nossa Apucarana”, destacou.
Os vereadores parabenizaram o prefeito Junior da Femac e sua equipe pelo projeto. Lucas Leugi enfatizou que o projeto irá atrair mais médicos para a cidade e lembrou o pronunciamento do prefeito durante uma inauguração, realizada no último sábado, em Apucarana. “O prefeito Junior da Femac foi claro ao dizer que a Educação recebe melhorias e investimentos na cidade, mas que vai ficar com inveja do trabalho que será feito na saúde apucaranense. Outro ponto que lembro e quero destacar é que o pagamento que será feito aos médicos na nossa cidade será superior ao pagamento feito aos médicos do município de Arapongas”, afirmou o vereador. “Queremos profissionais trabalhando e atendendo a nossa comunidade, os moradores da nossa cidade”.
Poim citou que esse é o momento de mudança na saúde. “Teremos a melhor saúde do Paraná para atender os nossos moradores. Vamos valorizar os nossos profissionais, como devem ser valorizados e oferecer o melhor atendimento a nossa comunidade”.
O vereador Deco disse que a saúde vai melhorar ainda mais. “Temos um prefeito jovem e que vai fazer uma grande administração nesta área”.
Mauro Bertoli agradeceu a presença do superintendente da Autarquia Municipal de Saúde, Dr. Marcelo Viana que acompanhou a votação e parabenizou o prefeito Junior da Femac, lembrando que ele vem fazendo uma boa gestão assim como o ex-prefeito e atual Secretário de Estado da Saúde, Dr. Beto Preto. “Sabemos dos problemas e estamos aqui para resolve-los. E esta é uma das medidas que estamos tomando”, disse.
A vereadora Márcia lembrou que em 20 de janeiro de 2016 teve início o avanço funcional e várias categorias foram contempladas e que até então isso nunca havia acontecido. “Foi na gestão do prefeito Beto Preto que os avanços tiveram início e hoje estamos vendo a continuidade. Isso é gratificante e trará bons resultados para todos”.
Gentil Pereira ressaltou que o investimento na saúde é gratificante e os resultados são sempre os melhores para a população e para o Município. "Assim como o prefeito, a Câmara não me esforços para garantir uma saúde de qualidade, com investimentos e ações que vão ao encontro das demandas de nossa população". Os vereadores Sidrin, Marcos da Vila Reis, Edson Freitas e Rodolfo Mota também apoiaram e votaram favorável ao projeto.
O projeto ainda passará por mais duas votações, na terça e quarta-feira (02 e 03/04) e após aprovação irá para sanção do prefeito Junior da Femac. A Lei entrará em vigor na data da sua publicação.
PROJETOS EM DISCUSSÃO
Também foram aprovados na Sessão Extraordinária mais 03 projetos do Executivo: concedendo permissão para a Empresa BR 810 Comercio de Óleos Ltda. escriturar e registrar sem restrições imóvel; abertura de crédito adicional de R$ 8.000,00 que será utilizado na categoria econômica atendendo as diretrizes das políticas públicas do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e o projeto que altera e ratifica dispositivo da Lei nº 138/2014, que dispõe sobre a Política Municipal de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente.
SESSÃO EXTRAORDINÁRIA
A próxima sessão extraordinária será realizada hoje (terça-feira 02/04), às 15 horas.
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana