Vereadores manifestam descontentamento pela abertura dos mercados na Sexta-feira Santa
Durante a sessão extraordinária realizada na tarde desta quarta-feira (28/03), na Câmara Municipal de Apucarana, os vereadores manifestaram descontentamento com relação as redes de supermercados que irão abrir na sexta-feira (30/03) santa para atendimento ao público, diante da importância do feriado para a comunidade católica, que representa a maioria da população da cidade. O manifesto de repúdio contou com apoio, inclusive da bancada dos vereadores evangélicos Márcia de Sousa e Rodolfo Mota, que se solidarizaram com os funcionários.
O presidente do legislativo Mauro Bertoli, destacou que é contra a abertura dos mercados. "Temos que respeitar a sexta-feira santa, os cristãos, a fé de cada um. Me solidarizo com cada funcionário que terá que trabalhar neste dia".
O vice-presidente, Franciley Preto Godoi, Poim, disse que repudia a atitude dos mercados que pretendem abrir suas portas. “Eles não respeitam a Igreja, não respeitam essa data importante para todos nós”, disse Poim.
Na opinião do vereador Luciano Augusto Molina, os consumidores ainda vão ter a opção de se reservarem no direito de não irem ao mercado e ficarem em família respeitando o feriado religioso. “Já os funcionários não terão essa mesma opção. Eles terão que comparecer ao trabalho”.
O vereador Lucas Leugi, se solidarizou aos demais vereadores e lembrou que essa questão já foi discutida em 2017 e teve intervenção do prefeito Beto Preto. “Esse ano o cenário é diferente. Sou católico, assim como toda minha família e muitas famílias apucaranenses e não concordo com a abertura dos mercados. Muitos cristãos vão trabalhar. Deixo meu descontentamento”, afirma o vereador.
Marcos da Vila Reis, lembrou que sexta-feira é um dia santo, momento em que Cristo derramou o seu sangue para salvar a humanidade. “Considero falta de respeito. Os direitos dos cristãos têm que ser respeitados. Em nome do dinheiro, pesa no que é sagrado”.
Os vereadores Gentil Pereira, Edson Freitas e Antônio Carlos Sidrin também manifestaram repúdio à abertura dos mercados. “Os funcionários estão sendo proibidos de executarem sua fé. Não podemos concordar com isso”, disse Gentil. Ao finalizar, Sidrin relatou sua insatisfação com os supermercados que irão atender no dia santo e anunciou que o supermercado Alvorada não irá trabalhar na sexta-feira.
PROJETOS APROVADOS
Ainda na sessão extraordinária os vereadores prestaram homenagens ao servidor Irandi da Silva, o “Dida”, que faleceu na terça-feira. Ele comandava uma equipe de poda de árvores da Prefeitura Municipal de Apucarana. Dida era um servidor exemplar, amigo, eficiente e digno no cumprimento de suas funções.
Em terceira e última votação foram aprovados 04 Projetos de Lei: Nº 22/2018, que revoga a Lei Municipal nº 244, de 29 de dezembro de 2007, do Executivo Municipal; nº 23/2018 que concede o Título de Cidadão Benemérito de Apucarana ao sr. Armando Boscardin, de autoria da vereadora Marcia de Sousa; nº 26/2018, que concede o Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias de Apucarana ao Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas, em comemoração aos 60 anos de relevantes serviços prestados no município de Apucarana, de autoria dos vereadores Mauro Bertoli e Luciano Augusto Molina e o nº 27/2018, de autoria do Executivo Municipal que altera disposição da Lei Municipal nº 068, de 15/08/1997, que trata do sistema de cargos e carreiras da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana-AMS.
SESSÃO ORDINÁRIA
A próxima sessão ordinária está marcada para segunda-feira (02/04), às 16 horas.
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana