Em Sessões Extraordinárias, Câmara se reúne e aprova 8 projetos do Executivo Municipal
Sessão Extraordinária
Os vereadores e vereadoras se reuniram na tarde desta quarta-feira (28/07), em sessões extraordinárias, presidida pelo vereador Franciley Preto Godoi, Poim. Na pauta, 08 projetos do Executivo Municipal para apreciação, discussão e votação.
Entre as matérias aprovadas está o projeto de lei encaminhado ao legislativo pelo prefeito Junior da Femac, que autoriza o Município a contrair financiamento no valor de até R$ 10,6 milhões junto à Agência Fomento do Paraná S/A. A operação de crédito tem como destino a continuidade da qualificação viária na cidade.
Segundo justificativa do prefeito, “a obra será a Duplicação da PR-340 (Acesso a Curitiba), que beneficiará diretamente por volta de 15 mil habitantes dos bairros do entorno, bem como do Distrito de Vila Reis que hoje já conta com o acesso duplicado desde o Contorno Sul e a Universidade Estadual - UNESPAR que gera um grande fluxo permanente”.
Para tanto, o Legislativo também aprovou um crédito adicional especial até o mesmo valor como parte da dotação orçamentária legal para execução das obras, que incluem pavimentação de uma segunda pista e construção de cinco rotatórias de acesso aos pontos principais às margens da rodovia.
O crédito tem como prazo de financiamento 96 meses, com seis meses de carência para início do pagamento.
Mauro Bertoli destacou que em 2021, com uma população de 140 mil habitantes e uma grande fluxo de veículo, “não podemos ficar pensando Apucarana como cidade pequena, mas como cidade grande que está em constante desenvolvimento econômico e social”. Bertoli lembrou ainda que o governo do Estado vai dar um aporte de R$ 5 milhões nesta obra, por isso o município não pode perder tempo. Também se manifestaram a favor do projeto os vereadores Tiago Cordeiro de Lima, Jossuela Pirelli, Rodrigo Recife, Luciano Molina e Toninho Garcia. Contrário aos dois projetos, que foram aprovados por 8 votos, ficaram os vereadores Lucas Leugi e Moisés Tavares.
HOMENAGENS A PROFESSORES E APUCARANENSES
Mais seis projetos foram aprovados por unanimidade, que denomina logradouros públicos em homenagem a personalidades do município que já morreram. Ficou denominados os CMEI’s: na Vila Nova de Marisa Beltoni Felipe; Afonso Camargo o CMEI Professor João Baptista Mareze; no Residencial Arquiteto Celso Marchi o CMEI Maria Onide Ballan Sardinha; o Sol Nascente passou a se chamar CMEI Tatiane Andréia Agrela Felippe Chineli e o CMEI do Jardim Catuaí de Professor Antonio Renilson Rivatto. Alguns CMEI’s ainda estão em fase de construção.
E finalizando foi denominada a nova ciclovia que terá no Município de Irmo Celso Vidor.
SESSÃO ORDINÁRIA
Nesta segunda-feira (02/08), a Câmara já retorna do recesso parlamentar e realizada a primeira sessão ordinária do segundo semestre. A reunião será no horário regimental, às 16 horas.
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana