ENAURA CARVALHO SILVÉRIO– MULHER DESTAQUE 2019

por imprensa — publicado 21/03/2019 15h18, última modificação 21/03/2019 15h18
A indicação foi feita pelo vereador MAURO BERTOLI
ENAURA CARVALHO SILVÉRIO– MULHER DESTAQUE 2019

Ariane, Mauro Bertoli e Ariel

Quinta-feira e a homenageada é ENAURA CARVALHO SILVÉRIO (In Memoriam), Mulher Destaque indicada pelo vereador MAURO BERTOLI

 

Enaura Silvério (in Memoriam) comandou e escreveu durante quatro anos para o Jornal Gazeta de Apucarana, um dos primeiros veículos de comunicação da cidade.

A mulher comprou brigas com autoridades policiais e denunciou casos de negligencia médica, tendo até sido processada e absolvida.

Nordestina, Enaura formou-se em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP) em 1945. Quatro anos mais tarde veio para Londrina. Por volta de 1950 chegou em Apucarana, onde assumiu o cargo de  secretária do jornal Correio do Lavrador.

Em 1951 fundou o Jornal Gazeta de Apucarana, um periódico semanal, com tiragem de mil exemplares e que, na maioria des vezes, era distribuído a população.

Entre algumas edições teve fatos marcantes na vida de Enaura como a reportagem da pinça esquecida no intestino de uma mulher, que lhe rendeu processo e a briga com o delegado Sampaio que foi manchete em várias edições.

Ele acabou sendo exonerado do cargo depois de Enaura ter assumido a “briga da comunidade” contra autoridade política.

Francisco Soares Dias Sobrinho, o fiel amigo e ajudante de Enaura guardou com carinho os exemplares da Gazeta de Apucarana.

Ela já faleceu. Seus netos Ariane e Ariel receberam a homenagem.