Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Entregue as obras da “Escola Antonieta”

Entregue as obras da “Escola Antonieta”

por imprensa — publicado 24/01/2020 15h38, última modificação 24/01/2020 15h38
Vereador Deco, representando a Câmara de Apucarana, participou da solenidade de entrega das obras ao lado do prefeito Junior da Femac
Entregue as obras da “Escola Antonieta”

Escola Antonieta é reinaugurada

A convite do prefeito Junior da Femac e da secretária Municipal de Educação, Marli Fernandes, o vereador José Airton Deco de Araújo, representando a Câmara Municipal de Apucarana, participou, no início desta semana, da entrega das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Antonieta da Silva Lautenschlager, localizada no Jardim Presidente Kennedy.

A escola foi fundada em 1977 e conta atualmente com 302 alunos matriculados na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além do Jardim Presidente Kennedy, a instituição atende crianças dos jardins das Flores, Catuaí, Esperança, São Pedro, Eldorado, Vila Nova Ucrânia, Jardim Contorno Sul e imediações.

“A cidade só é boa quando é boa para todos, em especial para os que mais precisam, e este é um dos princípios da gestão Beto Preto, promover justiça social através de políticas e obras públicas como estas, em uma escola histórica que leva o nome de uma pioneira, que foi professora, uma mulher batalhadora, incrível e fantástica chamada Antonieta Lautenschlager”, disse o prefeito Júnior da Femac.

Ele destaca que a administração está muito perto de concluir obras em nos 60 prédios escolares, fazendo jus ao momento atual da educação integral. “Investimentos que já superam R$ 45 milhões em sete anos de mandato. O tempo do chá com bolacha no período da tarde ficou para trás. O que eram depósitos de crianças, hoje são de fato espaços educacionais”, pontuou o prefeito, destacando o apoio dos nove vereadores da base na aprovação do orçamento municipal. “Não fosse este suporte, nenhuma obra seria possível ser realizada”, observou.

Construído há quase 43 anos, o prédio da escola nunca havia passado por uma grande reforma. Diretora da instituição, professora Adilene Nogueira Ferreira Ananias conta que os problemas se agravavam durante dias de chuva, com goteiras alagando as salas de aula. Alunos cadeirantes também tinham dificuldades de acesso ao piso superior, pela falta de acessibilidade. “Hoje é um dia de gratidão. Esta obra foi planejada com muito amor e carinho por uma administração municipal que vê e pensa no bem-estar de todos. Tenho muito orgulho de fazer parte desta história”, disse a diretora em nome dos 302 alunos e 36 funcionários municipais.

A reforma, viabilizada com recursos da Autarquia Municipal de Educação (AME), contemplou a revisão de toda a cobertura com substituição de calhas, rufos e telhas, troca do forro, instalação de mantas térmicas, troca dos pisos, a colocação de novas portas e janelas. Também fez parte do pacote de melhorias a revisão das esquadrias danificadas, melhoria dos sanitários, construção de rampas de acessibilidade, reforma da quadra de esportes e a pintura interna e externa da edificação. A responsável pelo serviço foi a Construtora Deka e o investimento foi na ordem de R$612.563,78 para a reforma de 1.490,59 m² e ampliação de 83,14 m².

Com a licitação, a economia de recursos públicos foi de mais de R$ 200 mil, uma vez que o orçamento máximo previsto pelo setor de engenharia da AME para a obra era de R$ 822.238,37.

O vereador Deco também enalteceu o trabalho da atual administração. “Apucarana é hoje o melhor IDEB do Paraná graças ao posicionamento sério da gestão Beto Preto e Júnior da Femac, que escolheu muito bem seus secretários, cada diretora de escola e CMEI. Hoje todas as instituições têm o mesmo direito, ao contrário de um passado recente, onde isto não havia. Por isso o prefeito pode contar com a Câmara de Vereadores em todos os bons projetos para a cidade”, afirmou Deco.

Histórico da Patronesse – Antonieta da Silva Lautenschlager nasceu na cidade de Botafogo, no estado de São Paulo, em 10 de maio de 1924. Atuou como professora na escola Técnica de Comércio Souza – Ferraz em Valparaíso.

Antonieta, foi a primeira dama do nosso município de 1963 a 1966, quando seu esposo, Álvaro Aníbal Lautenschlager, foi prefeito em Apucarana. “A escola recebeu o seu nome em virtude de ser uma mulher extraordinária, de muita sensibilidade e que nunca media esforços para trabalhar, principalmente, em favor das crianças carentes”, explica professora Adilene Nogueira Ferreira Ananias, diretora da escola.