Exército realiza solenidade alusiva ao Dia da Vitória
O evento contará com a presença de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, autoridades, Colaboradores Eméritos do Exército, Amigos do Batalhão, estudantes e familiares. Durante a solenidade, será colocada uma corbelha de flores no Monumento ao Expedicionário em homenagem aos heróis da 2ª Guerra Mundial e feita a leitura de um texto alusivo a data.
O dia 8 de maio de 1945 ficou conhecido como o Dia da Vitória, por ter sido a data formal da derrota da Alemanha Nazista em favor dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. A data foi motivo de grandes celebrações, especialmente em Londres, onde mais de um milhão de pessoas festejaram o fim da guerra na Europa.
Para nós, brasileiros, o Dia da Vitória serve para não esquecermos que um dia cerca de 25.000 homens enfrentaram toda sorte de dificuldades, com o adestramento diminuto, armamentos precários, a falta de experiência em oposição a um inimigo calejado de batalhas, um terreno adverso e severas condições climáticas.
Esses homens lutaram contra a intolerância, contra a opressão, contra o totalitarismo escravista e a discriminação racial. Devemos a eles, a vitória da liberdade, da democracia e da Paz, conquistada e embebida em sangue de bravos brasileiros, que defenderam nossa honra e soberania com sua coragem, seus valores e seu patriotismo.
Este ano comemoramos 50 anos do feito histórico da Força Expedicionária Brasileira e 10 anos da Força de Paz no Haiti.
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana