Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Familiares de vítimas da Covid 19 terão atendimento psicológico em Apucarana

Familiares de vítimas da Covid 19 terão atendimento psicológico em Apucarana

por Departamento de Imprensa publicado 08/07/2021 15h01, última modificação 08/07/2021 15h01
Vereadores e vereadora participaram da assinatura do convênio
Familiares de vítimas da Covid 19 terão atendimento psicológico em Apucarana

Assinatura de convênio no gabinete

Os vereadores Luciano Facchiano e Marcos da Vila Reis e a vereadora professora Jossuela, a convite do prefeito Junior da Femac, participaram no gabinete, da assinatura de convênio entre a Prefeitura Municipal, Faculdade de Apucarana (FAP) e o Fórum da Comarca de Apucarana, que irá garantir atendimento psicológico on-line para as famílias de apucaranenses vítimas da Covid-19.

A iniciativa da administração municipal é mais uma ação da recém-criada Comissão Intersetorial de Saúde Mental, que tem como meta ampliar a abrangência de atendimento neste setor da rede pública de saúde.

Mais de 50 estagiários, que cursam o último ano de psicologia na instituição de ensino irão prestar atendimento para as pessoas que perderam familiares para a Covid. Todos passaram por treinamento específico para que o atendimento fosse disponibilizado, através deste convênio.

O atendimento terá início no dia 2 de agosto. Esses convênios, segundo o prefeito Junior da Femac, são resultados de uma preocupação muito grande da gestão municipal com as sequelas relacionadas a saúde mental de quem vem enfrentando uma perda em consequência da Covid. “Essa ação vai de encontro ao turbilhão de sentimentos das pessoas que perderam entes queridos pela Covid. Estaremos de portas abertas a todas famílias de apucaranenses que estão enfrentando esse momento de dor”, afirma Junior da Femac.

Os vereadores parabenizaram o prefeito Junior da Femac e a direção da FAP, através do diretor Lisandro Modesto e da coordenadora da Clínica Escola da FAP, a psicóloga Juliane Naiara Almeida Pinto.

“Em nome da Câmara Municipal de Apucarana trazemos o apoio de todos os vereadores pela atitude tomada pela Prefeitura, FAP e Fórum de Apucarana. Palavras, acolhimento e atendimento será um alento aos familiares. Perder uma pessoa que amamos, ou mais de uma para a Covid, estar diante de números assustadores que são apresentados diariamente frente aos casos, é traumático. Conviver com tantas tristezas e incertezas, enxergar a luz no fim do túnel e encontrar forças para continuar pode ser um desafio, mas não é impossível. Por isso, encontrar ajuda de um profissional é uma etapa importante. É uma esperança carregada de fé”, destaca o vereador Marcos da Vila Reis.

COMO FUNCIONARÁ

A relação de quem será atendido será fornecida pela Autarquia Municipal de Saúde e o serviço on-line será feito com aparelhos telefônicos cedidos, na forma de comodato, para a Clínica Escola de Psicologia da FAP pelo Fórum da Comarca de Apucarana, através do juiz de direito e diretor do Fórum, Oswaldo Soares Neto.