Governo do Estado realiza Audiência Pública em Apucarana
Audiência Pública PPA do Governo do Estado em Apucarana
O vereador Gentil Pereira, representando a Câmara Municipal de Apucarana, participou na tarde de ontem (terça-feira 27/08), no Salão Nobre da Prefeitura, de Audiência Pública. Realizada pela Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes, a Audiência tem como objetivo, reunir sugestões para servir de base no processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) do Governo do Estado do Paraná de 2020 a 2023.
Conduzida pelo secretário da pasta, Valdemar Bernardo Jorge, todas as sugestões da população recebidas na Audiência, serão encaminhadas aos órgãos e secretarias correspondentes para análise. Foram discutidas em Apucarana: saúde, habitação (moradia popular) e Tecnologia e Ensino Superior (Inovação tecnológica).
Gentil Pereira destacou que Apucarana foi uma das seis cidades contempladas com a realização da Audiência Pública. “Isso vem reforçar a importância do nosso município no cenário estadual. Tivemos um grande evento, uma tarde produtiva, onde pudemos acompanhar e conhecer os planos do Governo do Estado e saber como estão os trabalhos de algumas secretarias Estaduais”, frisou o vereador. “Foi uma explanação completa dos planos do governo nas áreas da saúde, habitação e tecnologia. Deixamos as nossas indicações e sugestões, a Prefeitura da mesma forma, através das suas várias secretarias e, os presentes também fizeram suas ponderações sobre o que almejamos do Estado”, completou Gentil.
O secretário do planejamento, Valdemar Bernardo Jorge, abriu a audiência pública assinalando que o governo Ratinho Junior está pensando o Paraná para os paranaenses. “E isso acontece necessariamente com a participação ativa da iniciativa privada, do setor produtivo rural, das universidades e, enfim de toda a sociedade organizada”, frisou. Ele lembrou que o governador está alinhado com a bancada federal, incluindo os três senadores do Paraná e está planejando um significativo conjunto de obras, contemplando todas as regiões do Estado.
Valdemar Bernardo Jorge enfatizou que as audiências visam ouvir opiniões e sugestões dos paranaenses, de acordo com a realidade de cada região. “Os recursos estão sendo economizados no patamar de 20% do que era gasto anteriormente, além de terem sido extintas sete, das vinte e cinco secretarias de estado que havia, justamente para fazer caixa e viabilizar obras”, comentou Jorge, acrescentando que, nesta semana, o governador Ratinho Junior lançou um banco de projetos no valor de R$ 350 milhões.
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, destacou na abertura da audiência, a importância da oportunidade de os apucaranenses poderem discutir e opinar no PPA do Governo do Estado. “O governador Ratinho Junior está priorizando o planejamento e, democraticamente, vem ouvindo a população em todas as regiões”, enalteceu o prefeito.
PPA
Após as audiências públicas e adequações finais, o Projeto de Lei do PPA tem prazo até 30 de setembro para ser encaminhado à Assembleia Legislativa, onde será analisado e poderá receber emendas parlamentares.
O Plano Plurianual (PPA) é o principal instrumento de planejamento de médio prazo da administração pública. Ele tem duração de quatro anos, com início no segundo ano do mandato do chefe do Poder Executivo e término no final do primeiro ano de seu sucessor, de modo a permitir a continuidade do processo de planejamento.
As próximas audiências públicas presenciais seguem um cronograma pelo Interior do Estado e terão transmissão ao vivo por meio do endereço: https://www.facebook.com/governoparana/
Quem não pode comparecer ao encontro tem a oportunidade de participar com ideias e sugestões por meio de um formulário eletrônico disponível no site www.planejaparana.pr.gov.br
FOTO: PROFETA (PMA)
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana