Irmã Geovana Ramos - Mulher Destaque 2019
Irmã Geovana Ramos e o vereador Sidrin
No dia 07 de março a Câmara Municipal de Apucarana realizou a entrega do Prêmio Mulher Destaque 2019. Ao longo do mês de março vamos postar, diariamente, uma homenageada escolhida pelo vereador e vereadora para receber a honraria.
Vocês vão conhecer um pouco sobre a sua vida e o seu trabalho, aqui na nossa cidade.
A primeira homenageada foi a Irmã GEOVANA RAMOS, que recebeu o Prêmio Mulher Destaque, indicada pelo vereador ANTÔNIO CARLOS SIDRIN.
Filha de João Batista Ramos e Gleici Ramos, Geovana Aparecida Ramos, nasceu em Guarapuava, no dia 12 de maio de 1974.
Formada em enfermagem, especialista em Administração Hospitalar e Gestão Hospitalar no Programa de Apoio e Qualificação de Hospitais Públicos e Filantrópicos do SUS Paraná – HOSPSUS.
Filha de caridade desde 1997. Irmã Geovana, atua na gestão hospitalar do Grupo Nossa Senhora das Graças, desde 2006.
Impossível falar da Irmã Geovana e não lembrar da Irmãs Filhas da Caridade e Hospital da Providência. Só para saber um pouco da história: Tudo começou em 1947 como uma instituição particular, o Hospital Santa Terezinha. Este, em 1953, passou a ser administrado pela gestão municipal e intitulado Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Apucarana. A chegada das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo aconteceu em 1956 e marcou a administração do Hospital da Providência como é atualmente, com a primeira supervisora, Irmã Tereza Araújo.
As Irmãs também trabalhavam como enfermeiras, nutricionistas, fisioterapeutas e outras ocupações. Mas somente em 1970, e a pedido do Bispo Dom Romeu Alberti, que a Província Brasileira da Congregação das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo aceitou a missão de assumir o hospital que passava por grande dificuldade financeira na época.
Através de uma doação da gestão municipal, as Irmãs passaram a administrar a unidade e a denominou Hospital da Providência, seguindo uma sugestão feita por Dom Romeu. Confiante, em correspondência, a Irmã Nelly Bezerra de Menezes afirmou “agora nos resta confiar na Providência Divina que jamais falta, quando se trata de fazer algo pelos pobres”.
Hoje, o Hospital da Providência chega aos 72 anos com muitos desafios e responsabilidades. Atualmente o Hospital da Providência é referência em toda região que abrange o Vale do Ivaí, atende cerca de 300 mil habitantes e oferta serviços em mais de 20 especialidades. Tem uma equipe altamente qualificada e integrada.
E tem na direção geral a nossa Mulher Destaque. Cargo esse que a Irmã Geovana Ramos desenvolve com amor, dedicação, comprometimento, competência, maestria, sempre atenta a tudo o que acontece no Hospital da Providência e no Hospital da Providência Materno Infantil. Um trabalho que desenvolve aliada a sua história de fé, amor e alegria de servir ao próximo.
*Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Apucarana