Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / João Elísio é cidadão honorário de Apucarana

João Elísio é cidadão honorário de Apucarana

por Administrador publicado 08/06/2012 12h51, última modificação 08/04/2016 17h25
Durante sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (06), na Câmara de Apucarana, o ex-governador João Elísio Ferraz de Campos recebeu o título de “Cidadão Honorário”.

Proposta pelo presidente da Câmara, Alcides Ramos Júnior (DEM), a homenagem foi aprovada por unanimidade. “Uma nação só será nação verdadeira quando os homens e as mulheres forem devidamente reconhecidos pelo seu trabalho”, discursou Alcides Ramos. Para ele, o título ajuda a resgatar uma parte da dívida de gratidão que o Paraná tem com João Elísio. A solenidade reuniu lideranças de Apucarana e região. O vice-prefeito Waldemar Garcia representou o prefeito João Carlos de Oliveira, que tinha outro evento no mesmo horário.

Segundo Alcides, a proposição do título nasceu porque muitas pessoas desconhecem o trabalho de João Elísio pelas comunidades do interior, seja através de cargos que ocupou em órgãos como Celepar, Cohapar, Metronor e a presidência do Banco de Desenvolvimento do Paraná (Badep), seja como governador do Estado por dez meses, de maio de 1986 a março de 1987, quando o governador José Richa, de quem era vice, assumiu uma vaga no Senado.

Nascido em Paranaguá, em 1942, João Elísio desempenhou várias funções públicas. Foi superintendente da Fundação Educacional do Paraná, de 73 a 75, ano em que assumiu a secretaria de Estado da Administração até 78. Um ano depois, Ferraz de Campos se elegeu deputado estadual, cargo que ocupou até 82. De 83 a 86, foi vice-governador do Estado, tendo acumulado o cargo de presidente do Badep até 84, quando assumiu a função de secretário de Estado de Finanças. Em 2006, Ferraz de Campos foi nomeado pelo presidente Lula para integrar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), órgão de caráter consultivo da Presidência da República, que tem como papel colaborar na formação do juízo político do Governo como instituição representativa da sociedade.

Durante a homenagem, o ex-deputado Jorge Maia Filho lembrou a convivência que teve com o então governador João Elísio. Mesmo sendo líder da oposição, Maia disse que sempre teve as portas do Palácio Iguaçu abertas na gestão do homenageado. Também houve pronunciamentos do ex-prefeito Voldimir Maistrovicz e da professora Maria da Penha Carrari, que era diretora do Colégio Estadual Rui Barbosa em Jandaia do Sul no governo João Elísio. Ela destacou, entre outras coisas, a eleição direta para diretores como um marco no governo José Richa/João Elísio.

“A homenagem me emociona, pois traz de volta todo aquele período, tão marcante na minha vida”, afirmou o ex-governador. Ele destacou duas figuras importantes da época – Jaime Canet Júnior e José Richa – e pediu uma reflexão sobre a ética na política. “Que as pessoas de bem possam se unir na política e que nunca mais aconteçam histórias sobre a promiscuidade que vem resultando em episódios como o mensalão”, afirmou João Elísio. Ele encerrou agradecendo a Câmara e a comunidade. “Vou honrar esse título com responsabilidade”, finalizou.

08-06-2012