Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Jossuela recebe Moção Honrosa durante 1º Encontro da Procuradoria da Mulher do Paraná

Jossuela recebe Moção Honrosa durante 1º Encontro da Procuradoria da Mulher do Paraná

por Departamento de Imprensa publicado 29/11/2021 12h50, última modificação 29/11/2021 15h34
O encontro aconteceu em Guaira e reuniu vereadoras, procuradoras e assessoras de diversas Câmaras do Paraná
Jossuela recebe Moção Honrosa durante 1º Encontro da Procuradoria da Mulher do Paraná

Vereadora Jossuela e a Deputada Cristina Silvestri

A Procuradora da Mulher, vereadora professora Jossuela, participou na última sexta-feira (26.11), do 1º Encontro Regional Descentralizado da Procuradoria da Mulher do Paraná.

Realizado no Plenário da Câmara Municipal de Guaira, edição Noroeste, o evento organizado pela Procuradoria da Mulher de Guaíra, através da vereadora e Procuradora, Cristiane Giangarelli, contou com a participação da deputada estadual e procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná, Cristina Silvestri, da coordenadora da Procuradoria na ALEP, Alessandra Abraão, presidente da Casa, Tereza Camilo dos Santos, ex-vereadora da Casa, Marlene Dallacosta (autora da lei que criou a procuradoria da Mulher na Câmara de Guaíra), além de vereadoras, procuradoras e assessoras de diversas Câmaras do Paraná.

“Foi um encontro produtivo e de muita troca de experiências e conhecimento. Cada vez que nos encontramos, seja em cursos ou em encontros, fortalecemos cada vez mais a rede de proteção as mulheres. Esse 1º Encontro Descentralizado da Procuradoria da Mulher do Paraná, segundo a organização, teve como objetivo foi fortalecer as procuradorias já existentes no Estado, dividir experiência na esfera do Poder Legislativo, além de estimular a criação de novas, nas demais cidades paranaenses”, explicou a Procuradora da Mulher e vereadora apucaranense, Jossuela.

A deputada Cristina Silvestri ressaltou a importância da atuação da Procuradoria para a conquista de políticas públicas, e adiantou que a estruturação das Procuradorias em todo o Paraná, é uma meta que irá permitir intensificar ainda mais a defesa das mulheres e o combate à violência doméstica.

As procuradorias da Mulher são, primordialmente, órgãos de fiscalização e monitoramento de políticas públicas voltadas a combater a violência e a discriminação contra mulheres, além de atuarem na qualificação dos debates de gênero nos parlamentos, recebendo e encaminhando denúncias de agressão e discriminação aos órgãos competentes e incentivando a participação da mulher na política.

O Paraná possui, atualmente 64 procuradorias da mulher ativas. Entre todas as 26 unidades federativas, é o Estado brasileiro com mais em funcionamento. Dos 399 municípios paranaenses, 170 câmaras de vereadores já estão instalando procuradorias ou têm projetos em tramitação.

A programação contou com a participação do Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal da Comarca de Guaíra, Dr. Matheus Pereira Franco, que falou sobre a "A Rede de Proteção à Mulher, além da especialista em Direito das Mulheres, Alessandra Abraão, que tratou sobre "A Lei 14.192/21 no Combate à Violência Política Contra a Mulher".

MENÇÃO HONROSA

Durante o Encontro a vereadora e Procuradora da Mulher da Câmara Municipal de Apucarana, Jossuela Pirelli, recebeu a Moção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná, por apresentar e propor junto à Mesa Diretora do Legislativo apucaranense a criação da Procuradoria da Mulher da Câmara de Apucarana.

“Agradeço a todos os vereadores que votaram a favor da criação da nossa Procuradoria e destaco aqui a Mesa Diretora através do nosso Presidente Poim, vice-presidente Mauro Bertoli e do 1º secretário, Tiago Cordeiro de Lima, que apoiaram a criação da Procuradoria e aos demais vereadores que votaram por unanimidade no projeto. Agradeço ainda a Deputada Estadual Cristina Silvestri pela proposição dessa Moção Honrosa”, pontuou Jossuela.

registrado em: