Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Lei define novas normas para carga e descarga em Apucarana

Lei define novas normas para carga e descarga em Apucarana

por Administrador publicado 27/08/2014 16h24, última modificação 08/04/2016 17h26
Um projeto de lei aprovado em primeira discussão pela Câmara Municipal de Apucarana, define novas normas para as operações de carga e descarga e a circulação de caminhões na cidade.

Entre outras mudanças, o projeto, de autoria do vereador Luciano Molina, proíbe o trânsito de caminhões e tratores nas Áreas de Restrição a Circulação, e as operações de carga e descarga de mercadorias em estabelecimentos comerciais das 10h às 17h durante semana, e das 9h às 14h nos fins de semana.

Segundo o vereador, a medida visa disciplinar melhor o trânsito de Apucarana. “Hoje caminhão de qualquer tamanho para em qualquer hora para descarregar no centro de Apucarana”, comenta. Atualmente, há pontos de carga e descarga delimitados na cidade, mas o uso de outras vagas para a tarefa não é proibido.

Entre as exceções ao cumprimento dos horários fixados de carga e descarga estão automóveis e caminhões de até 6,50m de comprimento. “Esses veículos podem fazer o transbordo de cargas de caminhões maiores”, diz o vereador. Serviços relacionados ao abastecimento de água, energia elétrica, assistência médica, funerários, coleta de lixo, entre outros considerados emergenciais, também não entram na proibição.

O Idepplan – Instituto de Pesquisa e Planejamento de Apucarana - será responsável pela definição das zonas restritas à carga e descarga e circulação, além da análise de casos excepcionais. A Guarda Municipal cuidará da fiscalização das operações.

O gerente de uma rede de eletrodomésticos de Apucarana Fernando Dalla Costa acredita que a nova lei vai atrapalhar o trabalho dos comerciantes e dos carregadores. “Temos caminhões descarregando na nossa loja o dia todo e sempre aparecem entregas urgentes. Eu acho que deveria ter mais fiscalização dos veículos comuns que param nas vagas especiais e atrapalham nossas operações”, afirma o gerente.

Os carregadores Artur Gardenal e Santo Devanir Mazeto também não aprovaram a lei. Eles trabalham com caminhões de pequeno e grande porte e geralmente descarregam suas mercadorias no comércio no horário do almoço e à tarde. “A lei tinha que aumentar as vagas de carga e descarga e não reduzir os horários das operações”, comentam.

O superintendente de Trânsito do Município Silnei Bolonhezi afirma que já houve o aumento da sinalização na área central e no seu entorno. “Antes era uma verdadeira confusão: caminhões parados no meio da rua para descarregar mercadorias e atrapalhando o fluxo de carros. Criamos 72 vagas especiais, entre elas de carga e descarga e de curta duração, que ajudam a desafogar o trânsito na região”, conclui Bolonhezi, ressaltando que a lei deve ajudar na fiscalização do uso correto dessas vagas.

ARIANE BELLAN - Jornal Tribuna do Norte