Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Lei força maior transparência em Apucarana

Lei força maior transparência em Apucarana

por Administrador publicado 31/05/2010 17h56, última modificação 08/04/2016 17h26
A Prefeitura e a Câmara de Apucarana estão adequadas ao que determina a legislação federal em matéria de transparência. Novas medidas são enfocadas em prestação quadrimestral de contas

Lei força maior transparência em Apucarana

Foi o que afirmaram o secretário de Planejamento e Controle Interno da Prefeitura, Waldomiro Podapiuk, e o presidente da Câmara, Mauro Bertoli (PTB), durante audiência pública de prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2010. Popadiuk representou o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB). Tanto a Prefeitura quanto a Câmara criaram na semana passada links em seus sites onde são postados os empenhos, com o nome dos credores e os valores pagos.

Popadiuk destacou a importância do trabalho a fim de dar maior transparência ao serviço público, o mesmo fazendo Bertoli. A lei exige o portal da transparência em todos os municípios com mais de 100 mil habitantes. Até a semana passada, várias prefeituras e câmaras do Paraná ainda não haviam atendido a determinação. O vereador Aldivino Marques (PSC), como presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, presidiu também a audiência pública e foi outro que ressaltou a importância das medidas. “É um momento histórico da democracia brasileira, pois a coisa pública não deve ser administrada como o bem de um grupo, mas como um bem da comunidade. O contribuinte tem o direito de saber como é empregado cada centavo”, assinalou.

Segundo os relatórios apresentados, as receitas da Prefeitura somaram no primeiro quadrimestre R$ 35.540.007,35 e as despesas R$ 31.507.974,40. No dia 30 de abril, o saldo bancário da prefeitura era de R$ 5.451.355,18. Nos primeiros quatro meses do ano, os valores transferidos para a Câmara de Vereadores contabilizaram R$ 1.482.333,56, enquanto as despesas pagas no período somaram R$ 1.184.160,53. Popadiuk ressaltou que a Receita Corrente Líquida prevista para 2010 é de R$ 130.514.878,11. Ao contrário de outras audiências públicas, desta vez um número maior de pessoas esteve presente, inclusive fazendo questionamentos sobre itens como despesas com serviços de terceiros e o estágio em que se encontra o projeto para desvio da linha férrea.