Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Lenços arrecadados durante evento da Procuradoria da Mulher são repassados ao setor de oncologia do HP

por Departamento de Imprensa publicado 05/11/2021 19h43, última modificação 05/11/2021 19h43
A Procuradora da Mulher e vereadora professora Jossuela foi a responsável pela arrecadação

Irmã Geovana Ramos recebe lenço da vereadora e Procuradora da Mulher, professora Jossuela

A tarde desta sexta-feira ficou ainda mais cor-de-rosa para as mulheres na cidade de Apucarana. Em evento realizado no Espaço das Feiras, a Procuradora da Mulher, vereadora professora Jossuela, ao lado do presidente do legislativo Franciley Preto Poim e dos vereadores Luciano Facchiano e Rodrigo Recife, da secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, do prefeito Junior da Femac e demais autoridades, fez a entrega de lenços arrecadados durante o evento Outubro Rosa, da Procuradoria da Mulher, a Irmã Geovana Ramos, diretora geral do Hospital da Providência e a Irmã Dirce Ripka, gerente da Unidade de Tratamento do Câncer.

No total foram entregues cerca de 200 lenços arrecadados no dia do evento e também outros 30 lenços que foram confeccionados pelo Centro de Oficinas da Mulher através de uma doação de tecidos feita pela marca de confecção feminina Ticantê de propriedade da estilista Mônica Ishiba.

“Encerramos as ações do Outubro Rosa com um saldo positivo frente a 1ª ação realizada pela Procuradoria da Mulher. Entregamos cerca de 200 lenços arrecadados ao Hospital da Providência que utilizado no setor de oncologia. Agradeço a Secretaria da Mulher, através da Denise Canesin, aos vereadores, ao prefeito Junior da Femac e a todas as entidades e a comunidade que nos ajudou nesta ação. É para as mulheres de Apucarana, é no mês de outubro, é para embelezar ainda mais as pessoas que passam por esse momento difícil e dizer que estamos aqui e juntas somos mais fortes”, disse a vereadora. Ela lembrou ainda que os exames, a prevenção e os cuidados não podem parar. “Temos que nos cuidar todos os meses do ano. Saúde é muito importante”, completou.

Representando o Hospital da Providência, a Irmã Geovana Ramos agradeceu a doação. “Além do momento delicado que a mulher passa com a doença, perder o cabelo é muito triste. Um lenço é algo simples, mas ajuda a elevar a autoestima da mulher. É uma colaboração para o fortalecimento das mulheres que estão enfrentando a quimioterapia. Nosso trabalho é atender com muito empenho nossos pacientes e colaborações como esta vem somar. Agradecemos a Procuradoria da Mulher e Secretaria da Mulher pelo trabalho”, disse Irmã Geovana.

Segundo dados, neste ano de 2021 já foram realizadas 5.148 quimioterapias/hormonioterapias 20.205 exames, desde o início do serviço de radioterapia foram realizadas 6.120 sessões de radioterapia.

Nesta semana a Câmara aprovou um projeto de lei de autoria do presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Poim, que estabelece a isenção de taxa de inscrição em concursos públicos no âmbito do Município de Apucarana para quem participar de, ao menos, três campanhas solidárias promovidas pelo Hospital da Providência e Hospital da Providência Materno Infantil.

“Essa entrega que estamos fazendo hoje, através do evento realizado pela Procuradoria da Mulher, que arrecadou lenços para o setor de oncologia, vem confirmar a solidariedade dos apucaranenses e o apoio que sempre dão ao nosso Hospital da Providência. E pensando nisso, fizemos o projeto de isenção de taxas que é um incentivo a mais para que todos continuem ajudando as duas instituições através dos programas como Banco de Leite Materno; Coração Solidário (doação de tecidos para almofadas que ajudam no tratamento do câncer de mama; Mechas de Carinho; Outubro Rosa e Novembro Azul, Cafés Solidário, e confecção de Próteses Externas Mamárias”, enumerou o presidente Poim. “Agradecemos a todos que ajudaram e contribuíram como este gesto de carinho, amor, dedicação e afeto a quem precisa. Foi um mês especial e que chamou a atenção e alertou as mulheres para os cuidados que devem ter com a saúde. Agora estamos iniciando o Novembro Azul e os cuidados e prevenção devem ser voltados aos homens”, afirmou o presidente.

OUTRAS ATIVIDADES

Durante todo o dia foram realizadas atividades que marcaram o encerramento das atividades da Campanha Outubro Rosa.

O prefeito Junior da Femac reafirmou o compromisso do Município no atendimento às mulheres. “Foram feitas mamografias, exames preventivos e outros atendimentos durante todo o mês. Também tivemos ações na Secretaria da Mulher e Procuradoria da Mulher. Estamos trabalhando para melhor atender as apucaranenses”, disse o prefeito.

Um painel com fotos dos eventos do Outubro Rosa mostrou as atividades realizadas nas UBSs. A residência multiprofissional de atenção básica prestou atendimento esclarecendo dúvidas e dando informações sobre a saúde feminina.

O Centro de Atendimento à Mulher (CAM) informou sobre situações de violência doméstica e sobre a garantia de direitos às mulheres. O Centro de Oficinas da Mulher, escola profissionalizante da Secretaria da Mulher, levou à Super Sexta Rosa uma feira de camisetas e de peças de costura artística confeccionadas pelas alunas e comercializadas por preços simbólicos. Na área de estética, os serviços de maquiagem – parceria com Sesc e Senac – e design de sobrancelhas foram oferecidos gratuitamente.

O Centro de Qualificação Total também montou um estande para informações sobre cursos profissionalizantes. As universidades e faculdades UTFPR, Unespar, Facnopar e FAP mostraram os serviços que oferecem à comunidade. Os grupos Conviver participaram do evento que foi abrilhantado com apresentações musicais com a dupla Adilson e Adolfo e a cantora Lilia.